TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7304
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantana, Luiz Carlos Nunes de-
dc.creator.ID134.036.948-60pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8604735853818002pt_BR
dc.contributor.advisor1Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561982821271774pt_BR
dc.contributor.referee1Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.referee2Santoro, Maria Amélia Franco-
dc.contributor.referee3Silveira, Paulo Henrique Fernandes-
dc.contributor.referee4Almeida, Maria Isabel de-
dc.contributor.referee5Pimenta, Selma Garrido-
dc.date.accessioned2021-10-21T20:40:50Z-
dc.date.available2021-08-09-
dc.date.available2021-10-21T20:40:50Z-
dc.date.issued2021-08-09-
dc.identifier.citationSANTANA, Luiz Carlos Nunes de. A filosofia no ensino médio como espaço para construção do saber epistêmico e da formação humana do jovem. 2021. 248 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7304-
dc.description.resumoEsta Tese, desenvolvida no Doutorado do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos, na Linha de Pesquisa Políticas e Práticas de Formação de Professores, traz como cerne o problema para investigação: Como a Filosofia pode colaborar com a formação humana do jovem no Ensino Médio? A pesquisa toma como fundamentos os referenciais e conceitos de formação humana (STEIN,1994; 1999; 2003; 2005; 2007), crise ética dos seres humanos na atualidade (BAUMAN, 2001; 2008; 2018), e a concepção de construção sociopolítico e cultural do currículo (SACRISTÁN, 1998, 2008, 2013), autores que colaboram para a reflexão e questionamentos sobre o papel da Filosofia como disciplina no currículo do Ensino Médio. O lócus de investigação foram escolas públicas da periferia, da denominada zona 03 de Praia Grande, litoral do estado de São Paulo, por ser o município o com maior contingente de escolas públicas na Diretoria de Ensino de São Vicente/SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, com questões fechadas e abertas, que foi respondido por estudantes do Ensino Médio, de 08 escolas de periferia da rede pública de ensino do estado de São Paulo. Para os dados obtidos com as questões abertas foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), extraídos eixos temáticos e, a partir da inferência destes, emergiram categorias de análise. As categorias favoreceram um processo de dialogicidade com os problemas levantados a partir do estudo sobre o currículo, a finalidade do Ensino Médio, a contextualização do perfil da juventude na modernidade e a formação dos jovens. Essas categorias foram construídas a partir dos registros dos estudantes, da compreensão que eles tiveram sobre sua formação e da importância que atribuem à Filosofia nessa etapa da formação escolar. A pesquisa trouxe, entre os indicadores: 1) o Ensino Médio como lugar da formação humanística dos jovens; 2) a construção de um currículo que atenda às necessidades dos aspectos vivencias dos sujeitos, sua multiculturalidade e que favoreça aos estudantes a construção de seu protagonismo; 3) a colaboração da Filosofia com a formação da consciência crítica dos jovens por meio de uma formação que seja essencialmente antropológica. Outras questões emergiram da pesquisa, entre as quais a possibilidade de uma Filosofia para jovens que, a partir de uma perspectiva da antropologia filosófica, favoreça o protagonismo sociopolítico. Tais propostas devem atender, por meio da proximidade do teórico-prático da vida, a construção da visão de mundo dos jovens, sustentada pela visão humanística.pt_BR
dc.description.abstractThis Thesis, developed in the Doctorate of the stricto sensu Postgraduate Program in Education at the Catholic University of Santos, in the Policy and Practices of Teacher Training Research Line, brings at its core the problem for investigation: How Philosophy can collaborate with the training of the critical conscience of young people in high school? The research takes as its foundations the references and concepts of human formation (STEIN, 1994; 1999; 2003; 2005; 2007), the current ethical crisis of human beings (BAUMAN, 2001; 2008; 2018), and the conception of sociopolitical construction and cultural curriculum (SACRISTÁN, 1998, 2008, 2013), by authors who contribute to the reflection and questioning about the role of Philosophy as a discipline in the high school curriculum. The locus of investigation were public schools in the periphery, the area known as zone 03 of Praia Grande, coast of the state of São Paulo, for being the municipality with the largest contingent of public schools in the Education Board of São Vicente/SP. This is qualitative research that used a questionnaire as a data collection instrument, with closed and open questions that were answered by high school students from 08 schools in the periphery of the public education system in the state of São Paulo. For the data obtained with the open questions, it was used content analysis (BARDIN, 1977), extracted thematic axes, and from the inference of these data categories of analysis emerged. The categories favored a process of dialogicity with the problems raised from the study of the curriculum, the purpose of High School, the contextualization of the profile of the youth in modernity and the need for training young people. These categories were built from the records of young students, the understanding they had about their education and the importance they attribute to Philosophy at this stage of school education. The research brought, among the indicators: 1) High School as a place for the humanistic formation of young people; 2) the construction of a curriculum that meets the needs of the subjects' living aspects, their multiculturalism and that encourages students to build their protagonism; 3) the collaboration of Philosophy with the formation of the critical conscience of young people through a formation that is essentially anthropological. Other questions emerged from the research, including the possibility of a Philosophy for young people that, from a philosophical anthropology perspective, favors sociopolitical protagonism. Such proposals must meet, through the proximity of theoretical-practical life, the construction of the young people's worldview, supported by the humanistic vision.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesSANTANA, Luiz Carlos Nunes de. A filosofia no ensino médio como espaço para construção do saber epistêmico e da formação humana do jovem. 2021. 248 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectfilosofia; ensino de filosofia; formação humana; ensino médio; Edith Stein; escolas do município de Praia Grande (SP)pt_BR
dc.subjectphilosophy; teaching of philosophy; human formation; high school; Edith Stein; schools in the municipality of Praia Grande (SP)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA filosofia no ensino médio como espaço para construção do saber epistêmico e da formação humana do jovempt_BR
dc.title.alternativePhilosophy in High School as a space for the construction of epistemic knowledge and the human formation of young peoplept_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiz Carlos Nunes de Santana.pdfTese_Doutorado em Educação3.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.