TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7384
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMonteiro, Thalita Di Bella Costa-
dc.creator.ID222.602.898-60pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9698876976643976pt_BR
dc.contributor.advisor1Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0821428930913743pt_BR
dc.contributor.referee1Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee2Gilberto, Irene Jeanete Lemos-
dc.contributor.referee3Nery, Ana Clara Bortoleto-
dc.contributor.referee4Evangelista , Marcela Boni-
dc.contributor.referee5Carvalho, João do Prado Ferraz de-
dc.date.accessioned2021-10-28T20:13:19Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-10-28T20:13:19Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Thalita Di Bella Costa. Memórias de expressão oral de professoras sobre a educação de jovens e adultos de Santos na década de 1990. 2021. 124 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7384-
dc.description.resumoA experiência entendida como parte da formação de homens e mulheres é a inspiração para trazer nesta tese a experiência e a compreensão do fazer docente a partir de memórias de expressão oral de professores sobre a educação de adultos da cidade de Santos na década de 1990. A perspectiva de democratização da pesquisa histórica, a partir dos anos de 1980, que investiga o que sujeitos alijados do poder ou de centros decisórios têm a dizer a respeito da própria experiência, possibilita conhecer o trabalho e as impressões de professores da modalidade da educação de adultos, inventariá-las e analisá-las a partir da noção de tática como movimento que supera possíveis amarras da estratégia das forças dominantes. O acesso às memórias de expressão oral das práticas se dá pela utilização dos fundamentos da história oral, tendo como ponto de partida para a escolha dos sujeitos o resultado de um concurso público específico para selecionar professores para o trabalho com alunos da educação de adultos de Santos, realizado em 1991. Os movimentos da pesquisa apresentam a contextualização do espaço e do tempo em que o concurso foi realizado, com auxílio de diplomas legislativos, e a forma de expressar oralmente as práticas por meio de entrevistas que se apresentam transcriadas, fundamentadas nas prerrogativas da história oral estudada pelo Núcleo de Estudos da História Oral da Universidade de São Paulo, que organizam as experiências docentes expressadas de modo a contribuir com incipiente campo da história de educação de jovens e adultos brasileira de acordo com o que percebiam como demanda de seus estudantes e de seus colegas professores, coordenadores e da administração pública. Das possibilidades analíticas, entendem-se estas práticas expressadas oralmente no exercício de memória como um exemplo do modo de fazer adequado à realidade cotidiana da sala de aula daqueles professores e o sentimento de necessidade de satisfazer um trabalho social por meio da educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.description.abstractThe experience understood as part of the graduation of men and women is the inspiration to bring in this thesis the experiment and the understanding of teaching practice, based on memories of the oral expression from teachers about adult education in the city of Santos, Brazil, during the 1990s. The perspective of the democratization of historic research with oral history , from the 1980s onwards, which investigates what subjects excluded from power or decision-making centers have to say about their own experience, makes it possible for the work and impressions of teachers of the modality of education to be known, to inventory and analyze them based on the notion of tactics as a movement that overcomes possible constraint of dominant forces strategy. Access to memories of oral expression of practices is given by using the fundamentals of oral history, which consists mainly in interviews, transcriptions, textualizations, and transcreations, having as its starting point to choose the subjects who reported their experiences as the outcome of a specific public contest to select teachers who would work with adult students in Santos, held in 1991. The recent movements present the contextualization of the space and time in which the contest was held, with the aid of legislative diplomas were given, and the way to orally express the practices through interviews that are transcribed, using contributions from the literature as a contribution for the development of the plots. The notion of transcreation is based on the prerogatives of oral history studied by the Center for the Study of Oral History from the University of São Paulo, and organized the teaching experiences expressed in order to contribute to the incipient field of history of Brazilian adult education.. From analytical possibilities, there practices expressed orally in the exercise of memory are understood as an example of the way of being adequate to the daily reality of the classroom, and the feeling of need to satisfy a social work through the education of adult people.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesMONTEIRO, Thalita Di Bella Costa. Memórias de expressão oral de professoras sobre a educação de jovens e adultos de Santos na década de 1990. 2021. 124 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmemórias de expressão oral; história oral; Experiência. educação de jovens e adultos; história da educaçãopt_BR
dc.subjectmemories of oral expression; oral history; experience; education for adult people; history on educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMemórias de expressão oral de professoras sobre a educação de jovens e adultos de Santos na década de 1990pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thalita Di Bella Costa Monteiro.pdfTese_Doutorado em Educação3.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.