TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/742
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAnjos, Silvio Luis dos-
dc.creator.ID025.566.518-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040552404411810por
dc.contributor.advisor1Silva, Vandré Gomes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0452394949023220por
dc.contributor.referee1Silva, Vandré Gomes da-
dc.contributor.referee2Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee3Fernandes, Fabiana Silva-
dc.date.accessioned2015-03-30T17:57:31Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.citationANJOS, Silvio Luis dos. Memórias de uma formação cidadã, Escola Estadual Dr. Reynaldo Kuntz Busc - 1965 a 1978. 2015. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/742-
dc.description.resumoO tema da dissertação refere-se à análise da experiência vivenciada na Escola Estadual ""Reynaldo Kuntz Busch"", sediada no município de Praia Grande, litoral de São Paulo, no período de 1965 (ano de sua instalação) até o final do ano de 1978 (ano em que, como aluno, concluí o Ensino Médio na referida Escola). Este estudo tem como foco central verificar o quanto e de que forma essa escola no período em tela, favoreceu uma autêntica formação cidadã vinculada aos Direitos Humanos, aos seus alunos, em um período de ditadura militar e severas restrições ao exercício de direitos civis e políticos. A investigação se deu a partir de um enfoque qualitativo de investigação, pautado por uma pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas com atores que participaram direta e indiretamente do cotidiano dessa escola. Nesse sentido a pesquisa procurou: 1) Abordar uma perspectiva do conceito de cidadania relacionada aos Direitos Humanos e sua relevância no contexto de uma formação escolar específica; 2) Analisar o movimento de emancipação do município de Praia Grande, que aconteceu concomitantemente à luta para a criação de uma escola que oferecesse no município o ciclo secundário até então inexistente; 3) Buscar depoimentos de atores envolvidos com a história da escola no período que é objeto desta pesquisa; 4) Desenvolver categorias de análise que busquem relacionar e analisar minimamente a idéia de uma formação para cidadania com práticas escolares presenciadas e/ou percebidas no ¿Kuntz¿ no período em tela. Estão descritas ao longo da pesquisa as fontes documentais encontradas dentro do período mencionado além do referencial teórico. No decorrer da pesquisa, verificou-se elementos importantes daquilo que se poderia classificar como uma formação para a cidadania atrelada aos Direitos Humanos, vivenciados pela Escola Estadual ¿Dr. Reynaldo Kuntz Busch¿ desde sua criação em 1965 até o ano de 1978.por
dc.description.abstractThe subject of this dissertation refers to the analysis of the experience of studying at the State School ""Reynaldo Kuntz Busch"", located in Praia Grande, on the coast of São Paulo, Brazil, between 1965, when the school was first opened, and 1978, when I finished High School as a regular student. This paper has, as its core, the aim to investigate how much and in what ways this school, within the proposed time frame, favored an authentic citizen education tied to Human Rights to its students, in a period through which the country was under military dictatorship, having severe restrictions to civilian and political rights being imposed upon its citizens. The research focused on qualitative approach, based on bibliographical research, document analysis and interviews with players who participated both directly and indirectly on the school daily routine. In that sense, the investigation sought: 1) To address a perspective on the citizenship concept to related Human Rights and its relevance within a context of specific school education; 2) To analyze the movement for Praia Grande-s municipal emancipation from its neighboring town, São Vicente, which happened simultaneously to the fight for the creation of a school that would offer Junior High School studies, which were non-existent at that time. 3) To get testimonials from players who were involved in the school history during the time frame in this research paper. 4) To develop categories for analysis which aim at relating and analyzing deeply the idea of education for citizenship, with school practices being witnessed or perceived at the Reynaldo school during the period under study. Documental sources related to the time period and theoretical references are described throughout the paper. During the research, we identified elements which can be seen as key for educational citizenship connected to Human Rights, experienced by the students at the State School Reynaldo Kuntz Busch since its creation, in 1965,until 1978.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.relation.referencesANJOS, Silvio Luis dos. Memórias de uma formação cidadã, Escola Estadual Dr. Reynaldo Kuntz Busc - 1965 a 1978. 2015. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação para a cidadania; fins da educação; sociologia; memória escolar e históriapor
dc.subjecteducation for citizenship; educational ends; sociology; school memory and historyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMemórias de uma formação cidadã, Escola Estadual Dr. Reynaldo Kuntz Busc - 1965 a 1978.por
dc.title.alternativeState School ""Reynaldo Kuntz Busch"" and its memoirs of civic education, 1965 a 1978.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvio Luis dos Anjos.pdfDissertação_Mestrado em Educação4.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.