TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7663
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoran, Daniela Taborda Prado-
dc.creator.ID227.213.218-97pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9521748554597768pt_BR
dc.contributor.advisor1Going, Luana Carramillo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4687262182326076pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vieira, Marina Tucunduva Bittencourt Porto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6174445828154287pt_BR
dc.contributor.referee1Sakamoto, Cleusa-
dc.contributor.referee2Going, Luana Carramillo-
dc.contributor.referee3Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.date.accessioned2022-02-07T21:03:11Z-
dc.date.available2021-10-29-
dc.date.available2022-02-07T21:03:11Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationMORAN, Daniela Taborda Prado. A configuração subjetiva do diretor de escola pública e seu reflexo na subjetividade escolar : um estudo exploratório . 2021. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7663-
dc.description.resumoNo presente trabalho, procuramos identificar o sentido subjetivo do trabalho do diretor escolar e em que isto afeta a subjetividade social da escola. Para compreensão foi realizada uma pesquisa com base nas categorias de subjetividade e sentido subjetivo de Gonzalez Rey. Foi feito o estudo de caso em duas escolas, ou seja, a pesquisa foi qualitativa, com caráter exploratório, procurando valorizar os aspectos descritivos e percepções pessoais investigadas, descrevendo-os e procurando as suas possíveis relações, integrando o individual com o social. Nela teve envolvidas duas diretoras de escolas municipais da cidade de Santos. Na análise dos dados foi possível compreender a visão do diretor em relação ao seu cargo, a importância da direção escolar em sua vida pessoal, e como a postura do diretor influencia na autonomia do cargo e na rotatividade dos professores substitutos nas escolas pesquisadas. Concluise que o exercício do cargo de diretor escolar se encontra envolvido com a produção de sentidos subjetivos, afetando a subjetividade social da escola. Como produto técnico, foi desenvolvido um Curso de formação de profissional intitulado Colóquio entre Diretores, com o objetivo de promover uma formação profissional por meio de encontros entre diretores da educação abordando assuntos de vivências pessoais e profissionais, mediante desafios escolares.pt_BR
dc.description.abstractEn este trabajo, tratamos de identificar el significado subjetivo del trabajo del director de la escuela y en el que esto afecta la subjetividad social de la escuela. Para su comprensión, se realizó una investigación basada en las categorías de subjetividad y significado subjetivo de González Rey. Se realizó un estudio de caso en dos escuelas, es decir, la investigación fue cualitativa, con carácter exploratorio, buscando valorar los aspectos descriptivos y las percepciones personales investigadas, describiéndolas y buscando sus posibles relaciones, integrando al individuo con lo social. Participaron dos directores de escuelas municipales de la ciudad de Santos. En el análisis de los datos fue posible comprender la visión del director en relación con su posición, la importancia de la gestión escolar en su vida personal y cómo la postura del director influye en la autonomía del puesto y la rotación de maestros sustitutos en las escuelas encuestadas. Se concluye que el ejercicio del cargo de director de escuela está involucrado con la producción de significados subjetivos, afectando la subjetividad social de la escuela. Como producto técnico, se desarrolló un curso de formación profesional titulado Coloquio entre Directores, con el objetivo de promover la formación profesional a través de encuentros entre directores de educación abordando temas de experiencias personales y profesionales, a través de desafíos escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesMORAN, Daniela Taborda Prado. A configuração subjetiva do diretor de escola pública e seu reflexo na subjetividade escolar : um estudo exploratório . 2021. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdireção escolar; gestão escolar; sentido subjetivo; teoria da subjetividadept_BR
dc.subjectdirección de la escuela; gestión escola; sentido subjetivo; teoría de la subjetividadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA configuração subjetiva do diretor de escola pública e seu reflexo na subjetividade escolar : um estudo exploratóriopt_BR
dc.title.alternativeLa configuración subjetiva del director de la escuela pública y su reflexión en la subjetividad escolar: un estudio exploratoriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela Taborda Prado Moran.pdfDissertação_Psicologia657.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.