TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7783
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Alex da Silva-
dc.creator.ID162.904.738-40pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2690141484119770pt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Marineide de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5335835681705245pt_BR
dc.contributor.referee1Schambeck, Regina Finck-
dc.contributor.referee2Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.referee3Azevedo, Sérgio de-
dc.contributor.referee4Santos, Antônio Eduardo-
dc.date.accessioned2022-03-11T20:15:23Z-
dc.date.available2021-11-24-
dc.date.available2022-03-11T20:15:23Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Alex da Silva. Projeto Guri/SP : limites e possibilidades do trabalho do educador musical em processos de inclusão de crianças/adolescentes com deficiência /transtornos. 2021. 291 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7783-
dc.description.resumoA pesquisa - de base qualitativa - objetiva analisar os limites e as possibilidades da educação musical em situação de inclusão de crianças/adolescentes com deficiência/transtornos e as soluções construídas nesses ambientes de educação não formal por educadores musicais com crianças/adolescentes de 6 a 18 anos de idade em polos do Projeto Guri/SP (um projeto cultural de âmbito estadual), localizados na região da Baixada Santista/SP, assim como as percepções desse processo nas aprendizagens, no desenvolvimento individual e na inserção social desses sujeitos, tendo com instrumentos a revisão bibliográfica, a análise de documentos e grupos focais com gestores e educadores musicais envolvidos com o referido projeto. As referências teóricas baseiam-se em conceitos que compreendem: a música como linguagem metafórica (SWANWICK, 2003) numa perspectiva de desenvolvimento humano (BRITO, 2003; JOLY, 2003; GAINZA, 2010) e que considerem os saberes produzidos nos coletivos - em ambientes da educação não formal (GOHN, 2006; 2007; 2010; 2015; TRILLA, 2008), da criatividade e da imaginação e das relações dialógicas estabelecidas no processo ensino-aprendizagem de todos os sujeitos, com base no ciclo de políticas de Stephen Ball (2011) e Ball; Mainardes e Marcondes (2009; 2011). A pesquisa enuncia perspectivas para a inclusão social e cultural de crianças/adolescentes com deficiência/transtornos, no âmbito do direito à educação e à cultura, por meio de processos de criatividade e da sensibilidade, além de apresentar proposições para a formação de educadores musicais na atuação em ambientes inclusivos.pt_BR
dc.description.abstractThe qualitative-based research aims to analyse the limits and possibilities of music education in the inclusion of children and young adults with disabilities or disorders. The solutions built non formal education environment are performed by music educators with individuals aged 6 to 18 years in the educational establishment of Projeto Guri/SP, a statewide cultural project at coastal region of São Paulo. The perceptions of this process in the learning, individual development and social insertion of the participants, with instruments literature review, document analysis and focus groups with music managers and educators involved in the aforementioned Project. Theoretical references are based on concepts that include: music as a metaphorical language (SWANWICK, 2003) from a human development perspective (BRITO, 2003; JOLY, 2003; GAINZA, 2010) and that considers the knowledge produced in collectives in non-formal education (GOHN, 2006; 2007; 2010; 2015; TRILLA, 2008), environments, creativity and imagination and the dialogical relationships established in the teaching process - learning from all subjects, based on the policy cycle of Stephen Ball (2011) and Ball; Mainardes e Marcondes (2009; 2011). The research intends to announce perspectives for the social and cultural inclusion of children/adolescents with disabilities or disorders, within the scope of the right to Education and Culture, through processes of creativity and sensitivity, in addition to presenting proposals for the formation of music educators in acting in inclusive environments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesGONÇALVES, Alex da Silva. Projeto Guri/SP : limites e possibilidades do trabalho do educador musical em processos de inclusão de crianças/adolescentes com deficiência /transtornos. 2021. 291 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação musical; educação não formal; Projeto Guri/SP; inclusão; ciclo de políticas.pt_BR
dc.subjectmusic education; non-formal education; projeto Guri/SP; inclusion; policy cyclept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProjeto Guri/SP : limites e possibilidades do trabalho do educador musical em processos de inclusão de crianças/adolescentes com deficiência /transtornospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alex da Silva Gonçalves.pdfDissertação_Mestrado em Educação3.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.