TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCamargo, Daniel-
dc.creator.ID350.349.288-76pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4840797956349571pt_BR
dc.contributor.advisor1Monfredini, Ivanise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4534611937031694pt_BR
dc.contributor.referee1Monfredini, Ivanise-
dc.contributor.referee2Gomes, Marineide de Oliveira-
dc.contributor.referee3Jesus, Jaqueline Gomes de-
dc.date.accessioned2022-05-30T20:30:26Z-
dc.date.available2022-03-24-
dc.date.available2022-05-30T20:30:26Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.identifier.citationAMARGO, Daniel. Formação continuada em gênero e sexualidade na educação na educação profissional e tecnológica (EPT). 2022. 277 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7883-
dc.description.resumoDiscussões sobre gênero e sexualidade não são novidades quando tratamos de políticas educacionais, visto que estão previstas desde 1995 pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. A fim de compreender como ocorre a formação continuada de professores/as nas temáticas de gênero e sexualidade, desenvolvemos essa pesquisa na rede de escolas Senac São Paulo. Por meio da abordagem qualitativa e da pesquisa documental, objetivamos identificar as barreiras que estudantes LGBT´s enfrentam em suas trajetórias familiares, escolares e no mundo do trabalho, como também, discutir o avanço das ideias neoliberais nas políticas educacionais a partir com base nas contribuições de Stephen Ball (2011). Para tanto, contamos com entrevistas, a partir de roteiro semiestruturado, com alunos (as) que se identificam enquanto LGBT´S e com professores/as que participaram da formação ofertada pelo Senac do Estado de São Paulo intitulada ¿Diálogo: gênero e sexualidade¿. Constatou-se, como resultados, a ausência de formação inicial nos temas gênero e sexualidade dos/das professoras/as entrevistados/as, sendo o primeiro contato com o tema a partir da formação continuada ofertada pelo Senac São Paulo. Sobre essa, somente e isoladamente, não é suficiente para a construção de uma escola e de um mundo do trabalho com menores índices de discriminações e violências de gênero e sexualidade, visto que os programas curriculares dos cursos ofertados por essa rede de escolas de educação profissional e tecnológica (EPT) não traz temas como gênero e sexualidade. Já em relação ao público de estudantes que se consideram LGBT, há nuances de discriminação em todos as categorias analisadas (família, escola, mundo do trabalho), o que reforça a importância do tema estar presente em escolas, sobretudo, para o acolhimento de tais adolescentes e jovens.pt_BR
dc.description.abstractDiscussions about gender and sexuality are not new when dealing with educational policies, since they have been provided for since 1995 by the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curriculum Parameters). In order to understand how it happens in education of teachers in the themes of gender and sexuality occurs, we developed this research in the Senac São Paulo network of schools. Through a qualitative approach and documentary research, we aim to identify the barriers that LGBT students face in their family, school and work trajectories, as well as to discuss the advancement of neoliberal ideas in educational policies based on contributions by Stephen Ball (2011). To do so, we have interviews, based on a semi-structured script, with students who identify themselves as LGBT'S and with teachers who participated in the training offered by Senac of the State of São Paulo entitled ""Dialogue: gender and sexuality"" . As a result, the absence of initial training on gender and sexuality themes of the interviewed teachers was verified, being the first contact with the theme from the continuing education offered by Senac São Paulo. About this, only and in isolation, it is not enough to build a school and a world of work with lower rates of discrimination and violence of gender and sexuality, since the curricula of the courses offered by this network of schools of professional education and technology (EPT) does not address issues such as gender and sexuality. In relation to the public of students who consider themselves LGBT, there are nuances of discrimination in all the categories analyzed (family, school, world of work), which reinforces the importance of the theme being present in schools, above all, for the reception of such teenagers and young people.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesAMARGO, Daniel. Formação continuada em gênero e sexualidade na educação na educação profissional e tecnológica (EPT). 2022. 277 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpolíticas educacionais; senac São Paulo; gênero; sexualidade; lgbtpt_BR
dc.subjecteducational policies; senac São Paulo; gender; sexuality; lgbtpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação continuada em gênero e sexualidade na educação na educação profissional e tecnológica (EPT)pt_BR
dc.title.alternativeContinuing education ingender and sexuality in professional and technological educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIEL CAMARGO.pdfDissertação_Mestrado em Educação2.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.