TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCanêo, Natália-
dc.creator.ID334.815.738-20pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238098981250118pt_BR
dc.contributor.advisor1Avoglia, Hilda Rosa Capelão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6203436393742185pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Renato-
dc.contributor.referee2Nobre, Thalita Lacerda-
dc.contributor.referee3Rossi, Valquiria-
dc.contributor.referee4Going, Luana Carramilo-
dc.date.accessioned2022-12-19T16:51:14Z-
dc.date.available2022-11-28-
dc.date.available2022-12-19T16:51:14Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.identifier.citationCANÊO, Natália. Autismo e convivência escolar : um estudo sobre a percepção de professores de escolas públicas e privadas. 2022. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7946-
dc.description.resumoFrente ao movimento expressivo da sociedade brasileira pela inclusão das pessoas com deficiência no ambiente escolar e a perspectiva de que esta deve transcender as práticas pedagógicas, a presente pesquisa teve como objetivo principal identificar e analisar a percepção de professores de ensino fundamental I, de escolas públicas e privadas, sobre a convivência com alunos com autismo. Trata-se de uma pesquisa de delineamento metodológico qualitativo, na qual participaram 6 professores atuantes na rede pública e 6 professores da rede privada de ensino fundamental do município de Santos-SP, no Ensino Fundamental I. Os instrumentos utilizados foram o Questionário Sociodemográfico e Entrevista Semiestruturada, aplicados individual e presencialmente. Os dados obtidos foram organizados seguindo a técnica de análise de conteúdo em diálogo com a teoria psicanalítica aplicada à temática da inclusão escolar. Dessas análises obteve-se as seguintes categorias: a) formação acadêmica para trabalhar com alunos da educação especial em classes regulares; b) relação entre a professora e aluno autista; c) dificuldades enfrentadas dos professores com os alunos autistas; d) questão da inclusão na sala de aula; e) ações favorecedoras da inclusão escolar; e, f) atividade em conjunto com a turma. Os resultados apontaram que, em termos de estrutura escolar, observa-se uma diferença entre os professores das escolas públicas e privadas no que se refere a forma como convivem com os alunos autistas. A análise indica que a efetiva inclusão da criança autista na sala de aula está atrelada à capacidade do professor em implica-se em seu ato educativo, considerando um processo educativo que atente para o sujeito em sua especificidade e não somente na perspectiva do Transtorno Espectro Autismo (TEA).pt_BR
dc.description.abstractIn light of the significant movement of the Brazilian society for the inclusion of people with disabilities in the school environment and the perspective that it should transcend educational practices, the present research aims to detect and analyze the perception of primary school teachers, both in state education and private school, about the interaction with students with autism. This research is qualitative and was carried out in Santos – SP. 6 state education teachers and 6 private school teachers of the primary school took part in it. The instruments deployed were Questionnaire Sociodemographic and Interview, applied individually. The data obtained were organized following the content analysis technique according to the psychoanalytic theory applied to the theme of school inclusion. From these analyses the following categories were obtained: a) academic training to work with special education students in regular classes; b) relationship between teacher and student with autism; c) difficulties faced by teachers with autistic students; d) issues of inclusion in the classroom; e) actions favoring school inclusion; and, f) activity together with the class. The results pointed that, in terms of school structure, there is a difference between teachers of public and private schools regarding how they live with autistic students. The analysis indicates that the effective inclusion of autistic children in the classroom is linked to the teacher's ability to involve himself in his educational act, considering an educational process that focuses on the subject in its specificity and not only from the perspective of Autism Spectrum Disorder (ASD).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesCANÊO, Natália. Autismo e convivência escolar : um estudo sobre a percepção de professores de escolas públicas e privadas. 2022. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2022pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectautismo; psicanálise; inclusão escolarpt_BR
dc.subjectautism; psychoanalysis; school inclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAutismo e convivência escolar : um estudo sobre a percepção de professores de escolas públicas e privadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natalia Caneo.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.