TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
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dc.creatorOliva, Rafael dos Santos-
dc.creator.ID297.146.348-65pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0338649703999879pt_BR
dc.contributor.advisor1Nobre, Thalita Lacerda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9645804359517048pt_BR
dc.contributor.referee1Nobre, Thalita Nobre-
dc.contributor.referee2Avoglia , Hilda Rosa Capelão-
dc.contributor.referee3Santos , André Luís Reis-
dc.date.accessioned2023-03-08T16:41:16Z-
dc.date.available2023-02-14-
dc.date.available2023-03-08T16:41:16Z-
dc.date.issued2023-02-14-
dc.identifier.citationOLIVA, Rafael dos Santos. A liberdade (im)possível na definição do voto. 2023. 244 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7957-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar o processo de definição do voto por parte do eleitor, tendo como objeto de estudo a compreensão dos caminhos percorridos para a escolha do candidato à Presidência do Brasil em 2022. Para isso, partimos de dois eixos centrais: a identificação, postulado de Freud, no qual todos encontram um objeto para se assemelhar e assim passa a seguir; o segundo seriam as emoções, presente no sujeito, como fator interveniente do comportamento e do processo de escolha, e elemento de identificação. Vale destacar, ainda, a importância dos grupos o qual o eleitor está inserido dentro deste processo, tendo o potencial de interferir nesta escolha. O Objetivo Geral busca compreender se as emoções despertadas pelas propagandas eleitorais geram identificação com os candidatos à presidência e se estão relacionados com a intenção de voto. A hipótese norteadora é de que a identificação com o candidato à presidência, despertadas pelas emoções, são determinantes para a definição do voto. Esta é uma pesquisa Exploratória, que terá uma abordagem Qualitativa e Quantitativa. Para o levantamento dos dados, além de entrevista com questionário, será utilizado um software de análise facial (FaceReader), durante a exibição de propaganda eleitoral dos candidatos, para apurar as emoções despertadas com o vídeo. As imagens serão utilizadas exclusivamente para a obtenção das informações. Como tecnologia social, partindo do pressuposto da importância desses elementos para a definição do voto, será produzida uma proposta de abordagem dos veículos de imprensa para campanhas eleitorais, garantindo maior profundidade aos elementos objetivos das candidaturas, como plano de governo, discussão de propostas técnicas, currículo do candidato, conhecimento, de forma a reduzir a interferência da identificação e das emoções na definição do voto.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to investigate the voter's vote definition process, having as object of study the understanding of the paths taken to choose the candidate for the Presidency of Brazil in 2022. For this, we start from two central axes: the identification, Freud's postulate, in which everyone finds an object to resemble and so proceeds; the second would be the emotions, present in the subject, as an intervening factor in the behavior and in the process of choice, and an element of identification. It is also worth highlighting the importance of the groups in which the voter is inserted within this process, having the potential to interfere in this choice. The General Objective seeks to understand whether the emotions aroused by electoral advertisements generate identification with presidential candidates and whether they are related to voting intentions. The guiding hypothesis is that identification with the presidential candidate, aroused by emotions, are decisive for the definition of the vote. This is an Exploratory research, which will have a Qualitative and Quantitative approach. For data collection, in addition to an interview with a questionnaire, a facial analysis software (FaceReader) will be used during the exhibition of electoral propaganda of the candidates, to determine the emotions aroused by the video. The images will be used exclusively to obtain the information. As a social technology, based on the assumption of the importance of these elements for the definition of the vote, a proposal will be produced to approach the press vehicles for electoral campaigns, guaranteeing greater depth to the objective elements of the candidacies, such as the government plan, discussion of technical proposals, candidate's curriculum, knowledge, in order to reduce the interference of identification and emotions in the definition of the vote.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesOLIVA, Rafael dos Santos. A liberdade (im)possível na definição do voto. 2023. 244 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2023pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpsicologia; definição do voto; emoções; identificação; facereader;pt_BR
dc.subjectpsychology; vote definition; emotions; identification; facereaderpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA liberdade (im)possível na definição do votopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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