TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7959
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Alexander Marques da-
dc.creator.ID162.392.648-30pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3262978032501033pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Isabel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7808681323083326pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Ney de-
dc.contributor.referee2Biccas, Maurilane de Souza-
dc.contributor.referee3Mota, Guadalupe Corrêa-
dc.contributor.referee4Saul, Alexandre-
dc.date.accessioned2023-03-14T17:58:59Z-
dc.date.available2022-12-19-
dc.date.available2023-03-14T17:58:59Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, Alexander Marques da. A juventude universitária católica e o processo de conscientização e de construção de uma consciência história entre os jovens católicos no Brasil na decáda de 1960. 2022. 278 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7959-
dc.description.resumoEsta tese busca analisar o processo de conscientização e de construção de uma consciência histórica entre os militantes da Juventude Universitária Católica no Brasil na década de 1960. Entre algumas hipóteses para o desenvolvimento deste processo, destacam-se o contato com o pensamento de intelectuais católicos franceses, entre eles Emmanuel Mounier e o seu Personalismo e o desenvolvimento de um progressismo dentro do catolicismo, especialmente entre o episcopado nordestino, tendo como líder D. Hélder Câmara. Este trabalho se baseia em um levantamento bibliográfico, sendo uma pesquisa qualitativa. O conceito de análise utilizado é o de intelectual orgânico, proposto por Antônio Gramsci. O conceito de educação deste trabalho é mais amplo, direcionado para a formação da pessoa humana. Os jucistas buscaram conscientizar as classes populares através da educação, procurando formá-las para poderem atuar na sociedade visando lutar por seus direitos básicos e contra a exploração das elites. O tema possui relevância social por estudar e apresentar como ocorreu este processo de conscientização entre jovens católicos, fazendo com que eles buscassem uma formação humana e se preocupassem em transmiti-la às classes mais pobres através de uma educação popular.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis seeks to analyze the process of awareness and construction of a historical consciousness among the militants of the Catholic University Youth in Brazil in the 1960s. Among some hypotheses for the development of this process, the contact with the thinking of French Catholic intellectuals, among them Emmanuel Mounier and his Personalism, and the development of a progressivism within Catholicism, especially among the Northeastern episcopate, with D. Hélder Câmara. This work is based on a bibliographic survey, being a qualitative research. The concept of analysis used is the organic intellectual, proposed by Antônio Gramsci. The concept of education in this work is broader, directed towards the formation of the human person. The Jucists sought to raise awareness among the popular classes through education, seeking to train them to be able to act in society in order to fight for their basic rights and against the exploitation of the elites. The theme has social relevance for studying and presenting how this process of awareness took place among young Catholics, making them seek a human formation and worry about transmitting it to the poorer classes through a popular education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Alexander Marques da. A juventude universitária católica e o processo de conscientização e de construção de uma consciência história entre os jovens católicos no Brasil na decáda de 1960. 2022. 278 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectjuventude universitária católica; ação católica; emmanuel mounier e engajamento socialpt_BR
dc.subjectcatholic university youth; catholic action; emmanuel mounier and social engagementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA juventude universitária católica e o processo de conscientização e de construção de uma consciência história entre os jovens católicos no Brasil na decáda de 1960pt_BR
dc.title.alternativeThe Catholic University Youth and the process of raising awareness and building a historical consciousness among young Catholics in Brazil in the 1960pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexander Marques da Silva.pdfTese_Doutorado em Educação1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.