TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7979
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Francisca Margarete de Freitas Pereira-
dc.creator.ID253.141.878-41pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5471112270192190pt_BR
dc.contributor.advisor1Monfredini, Ivanise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4534611937031694pt_BR
dc.contributor.referee1Monfredini, Ivanise-
dc.contributor.referee2Vieira, Marina T. B. Porto-
dc.contributor.referee3Saul, Alexandre-
dc.contributor.referee4Avoglia, Hilda Rosa C.-
dc.date.accessioned2023-08-03T20:15:29Z-
dc.date.available2023-02-01-
dc.date.available2023-08-03T20:15:29Z-
dc.date.issued2023-02-01-
dc.identifier.citationSILVA, Francisca Margarete de Freitas Pereira. Vocábulos no Mundo e com o Mundo! : uma proposta de aprendizagem contextualizada de repertórios linguísticos da língua inglesa para os anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 205 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7979-
dc.description.resumoEsta dissertação é uma proposta metodológica de aprendizagem contextualizada dos repertórios linguísticos da língua inglesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma investigação que tem como base o conceito de dodiscência em Freire (2018b), prática educacional emancipatória oposta à educação bancária que silencia e aliena os educandos em seus processos de escolarização. A partir da questão problema que indaga sobre quais estratégias de ensino é possível desenvolver a reflexão crítica de docentes e discentes sobre seus processos de ensino-aprendizagem, foi levantada a hipótese de que a dodiscência, enquanto estratégia metodológica, pode auxiliar na identificação de equívocos e dificuldades, objetivando, de uma forma ampla, o reconhecimento, a conscientização, a contextualização e a criticidade sobre os processos pedagógicos, e, especificamente, o desenvolvimento de vocabulários em português/inglês, seguindo os conteúdos programáticos do Currículo Santista, homologado em 2019. Os participantes da pesquisa são 20 estudantes, crianças entre 7 e 8 anos, em processo de alfabetização em língua portuguesa, que estudam em uma escola pública da cidade de Santos. As coletas dos dados foram feitas através de aulas presenciais, seguindo um protocolo de atividades. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, cujas bases se aproximam da pesquisa-formação, embasada em Josso (2004), ao destacar a participação de docentes e discentes, como forma para superar a passividade das práticas. A análise de conteúdo está fundamentada em Franco (2018) encontrando nas mensagens dos alunos e na intencionalidade os dados para ressignificar o tema pesquisado. Na construção da crítica à escola e às normativas que a regem, tomou-se como referência os documentos oficiais que balizam o ensino da língua inglesa no Brasil, assim como a contribuição de autores, destacando-se: Algebaile (2009), Althusser (1998); Bourdieu (2001); Freire (2018a; 2018b); Frigotto (2011); Gadotti (2001); Giroux (1997); Gonçalves (2010); Gonçalvez e Bock (2009); Gramsci (2001); Libâneo (2012); Marx e Engels (2007); Oliveira (2010a; 2010b); Saviani (2019); Souza (2009); Stamato (2016); Vygotsky (2001); entre outros, compondo uma revisão bibliográfica que reconhece as possibilidades da escola pública como local privilegiado e apto para que toda a comunidade escolar tenha uma atuação política-educativa elegendo a dialogicidade como forma de alargar saberes, tomando os sujeitos como críticos e produtores de conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is a methodological proposal for contextualized learning of the linguistic repertoires of the English language for the early years of elementary school. This is an investigation based on the concept of dodiscence in Freire (2018b), an emancipatory educational practice opposed to banking education that silences and alienates students in their schooling processes. From the question problem that asks about which teaching strategies it is possible to develop the critical reflection of teachers and students on their teaching-learning processes, the hypothesis was raised that dodiscence, as a methodological strategy, can help in the identification of misunderstandings and difficulties, aiming broadly at recognition, awareness, contextualization and criticality about pedagogical processes, and specifically, the development of vocabularies in Portuguese/English, following the programmatic contents of the Santista Curriculum (2019). The participants of the research are 20 students, children between 7 and 8 years old, in the process of literacy in Portuguese language, who study in a public school in the city of Santos. Data were collected through face-to-face classes, following an activity protocol. This is a qualitative investigation, whose bases are close to the research-formation, based on Josso (2004), by highlighting the participation of teachers and students, as a way to overcome the passivity of practices. Content analysis is based on Franco (2018) finding in the students’ messages and intentionality the data to resignify the theme researched. In the construction of the criticism of the school and the norms that govern it, the official documents that guide the teaching of the English language in Brazil were taken as reference, as well as the contribution of authors, especially: Algebaile (2009), Althusser (1998); Bourdieu (2001); Freire (2018a; 2018b); Frigotto (2011); Gadotti (2001); Giroux (1997); Gonçalves (2010); Gonçalvez and Bock (2009); Gramsci (2001); Libâneo (2012); Marx and Engels (2000); Oliveira (2010a; 2010b); Saviani (2019); Souza (2009); Stamato (2016); Vygotsky (2001); among others, composing a bibliographic review that recognizes the possibilities of the public school as a privileged place and able for the entire school community to have a political-educational action, electing dialogicity as a way to broaden knowledge, taking the subjects as critics and producers of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Francisca Margarete de Freitas Pereira. Vocábulos no Mundo e com o Mundo! : uma proposta de aprendizagem contextualizada de repertórios linguísticos da língua inglesa para os anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 205 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2023pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaulo Freire; ensino fundamental; dodiscência; ensino da língua inglesa; escola públicapt_BR
dc.subjectPaulo Freire; elementary school; dodiscence; english language teaching; public schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleVocábulos no Mundo e com o Mundo! uma proposta de aprendizagem contextualizada de repertórios linguísticos da língua inglesa para os anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisca Margarete de Freitas Pereira Silva.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia5.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.