TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8001
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGil, Cláudia Magalhães-
dc.creator.ID672.050.898-91pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5363121565083824pt_BR
dc.contributor.advisor1Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7099315868609771pt_BR
dc.contributor.referee1Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.referee2Saul , Alexandre-
dc.contributor.referee3Mosca, Maristela de Oliveira-
dc.contributor.referee4Villareal, Augustín-
dc.contributor.referee5Monfredini, Ivanise-
dc.date.accessioned2023-11-14T18:15:47Z-
dc.date.available2023-10-11-
dc.date.available2023-11-14T18:15:47Z-
dc.date.issued2023-10-11-
dc.identifier.citationGIL, Cláudia Magalhães. A arte nos cursos de pedagogia : reflexões sobre a formação docente. 2023. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/8001-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo central compreender a importância da Arte no âmbito da Educação e, em especial, nos cursos de Pedagogia, sob o ponto de vista dos documentos legais, dos referenciais teóricos a este respeito e do Banco de Dados Capes e SciELO referentes a este curso, dos documentos legais e dos referenciais teóricos para que seja possível contribuir para a formação docente. Nesta perspectiva, parte das seguintes questões: qual a importância atribuída à Arte para o curso de Pedagogia frente às políticas educacionais? E quais referencias teóricos poderiam estar contribuindo para a compreensão do valor da Arte na formação de professores? Trata-se, assim, de uma pesquisa bibliográfica, que busca selecionar, tratar e interpretar, a partir da análise, por meio da metassíntese, as informações sobre as políticas educacionais do curso de Pedagogia e, também, sobre a Arte no âmbito deste curso. Tais dados foram coletadas em diferentes documentos legais, em Bancos de dados referentes às dissertações e teses (CAPES) e em artigos publicados em periódicos qualificados (SciELO). Também, a pesquisa se fundamenta em Paulo Freire (1994, 1997, 1999, 2009, 2016) e Ana Mae Barbosa (1994, 1998, 2008), e em alguns de seus princípios teórico-metodológicos, no sentido de possibilitar a compreensão do que está prescrito como legislação a cumprir, e o que, de fato, pode se traduzir enquanto "realidade"; em especial, quando se quer tratar da Arte no curso de Pedagogia. Neste sentido os autores da área de formação de professores, e que também apresentam estudos e pesquisas sobre políticas públicas educacionais e práticas pedagógicas/artísticas contribuíram com suas diferentes perspectivas para o entendimento do objeto de estudo: a Arte no curso de Pedagogia. O que implica refletir sobre a formação docente para que se desenvolvam práticas pedagógicas/artísticas que possibilitem mudar a sala de aula, potencializando seus processos de criação e de conscientização a respeito da leitura do mundo, da reflexão crítica, da busca pela autonomia na tomada de decisões e da disponibilidade para o diálogo com os outros. Espera-se, assim, contribuir com a área de formação de professores, e, em especial, com o curso de Pedagogia, à medida que, por um lado, pretende-se discutir as questões políticas, históricas e legais propostas para este curso; e, por outro, intenciona-se colocar em foco a importância da Arte e de suas práticas artísticas para a formação de pedagogos/as.pt_BR
dc.description.abstractThe current research has the main objective of understanding the importance of Art in the field of academia and, most importantly, through a legal point of view in this pedagogy course, the theoretical references to this respect and the data banks CAPES and SciELO being referred to in this course, of legal documents and theoretical references so that it is possible to give a new meaning to teacher training. From this perspective comes the questions: what is the importance of the allocation towards Art in academic politics and what theoretical references could be contributing to the understanding of the value of Art in the process of becoming an educator for the pedagogy course? This is approached through bibliographic research that looks to select, address, and interpret, beginning with a methasyntesis analysis, the information about academic politics related to the Art in the pedagogy course. These data points were collected from different legal documents, in data banks referring the various dissertations and theses (CAPES) and articles published in distinct journals (SciELO). The research also bases on some of the principle theoretical methodologies of Paulo Freire (1994, 1997, 1999, 2009, 2016) and Ana Mae Barbosa (1994, 1998, 2008), in the sense of facilitating the understanding of the compliance of aforementioned legislation that can be interpreted as "reality" while addressing the art in the pedagogy course. The authors in the field of the process of becoming an educator that present research about academic politics and artistic/pedagogical practices contribute to the understanding that: Art is the Pedagogy Course. The reflection of these artistic/pedagogical practices changes the classroom through four points: augmenting the creative processes and consciousness of the world, critical thinking, decisive autonomy, and discussion. Through the Pedagogy course, the expectation of this research is to contribute to the progress of becoming an educator in two ways: to encourage discussions surrounding politics, history and law, and on the importance of Art in its practices through the formation of pedagogies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesGIL, Cláudia Magalhães. A arte nos cursos de pedagogia : reflexões sobre a formação docente. 2023. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2023pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectarte na formação docente; curso de pedagogia; políticas educacionais; formação de pedagogos/aspt_BR
dc.subjectprogress of becoming an art educator; pedagogy course; academic politics; graduation in pedagogypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA arte nos cursos de pedagogia : reflexões sobre a formação docentept_BR
dc.title.alternativeArt in Pedagogy courses : reflections on teacher trainingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cláudia Magalhães Gil.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.