TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/801
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, José de Oliveira-
dc.creator.ID244.377.358-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0367840805555020por
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539707598644879por
dc.contributor.referee1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.referee2Abdala, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.referee3Ferreira, Sandra-
dc.date.accessioned2015-04-01T13:04:48Z-
dc.date.issued2013-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, José de Oliveira. Programa de iniciação à vida acadêmica (PIVA): um desafio a professores e gestores universitários. 2013. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/801-
dc.description.resumoO número de alunos ingressantes na educação superior que trazem lacunas de aprendizagem acumuladas em etapas anteriores tem inquietado professores e gestores de instituições de educação superior que buscam alternativas para saná-las ou minimizá-las, implementando ações nesse sentido. Com esta finalidade, desde 1999, a Universidade Católica de Santos realiza anualmente um projeto intitulado ¿curso de nivelamento¿, iniciado com estudantes de cursos de engenharia. Em 2003, estendeu essa iniciativa a todos os cursos de graduação, criando o Programa de Iniciação à Vida Acadêmica (PIVA) para oferecer apoio pedagógico aos alunos ingressantes e orientações para sua permanência com sucesso na educação superior. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar como os alunos percebem sua passagem pelo PIVA. A análise proposta fundamenta-se em estudo sobre a educação superior na atualidade, especialmente no Brasil, destacando a ampliação de acesso e a hegemonia no setor privado. Para atingir o objetivo a pesquisa adota abordagem qualitativa, nos moldes de um estudo de caso de caráter exploratório, utiliza documentos oficiais internos e externos e um questionário estruturado com questões abertas e fechadas , aplicado a trinta e seis estudantes que ingressaram na universidade em janeiro de 2012. Para a análise das respostas às questões abertas vale-se dos princípios da Análise de Conteúdo. Os dados foram agrupados em categorias que emergiram das colocações dos estudantes e mostraram que estes compreendem e valorizam os conteúdos e as atividades desenvolvidos no PIVA, e os consideram fundamentais para iniciar o curso escolhido e ter um bom aproveitamento. Acreditam que o PIVA é fundamental não só no que se refere à superação de dificuldades oriundas do ensino fundamental e/ou médio, mas também na sua integração à vida universitária.por
dc.description.abstractThe number of students entering higher education bringing accumulated learning gaps from previous stages of schooling has disquieted professors and administrators at higher education institutions, who pursue alternatives to solve or minimize these issues by implementing actions in this regard. To this end, since 1999 the Catholic University of Santos has been undertaking an annual project titled ""leveling course,"" which first got underway with engineering students. In 2003, the University extended this initiative to all undergraduate courses, creating the Initiation to Academic Life Program (IALP) to provide educational support and guidelines to freshmen to assist them in remaining in higher education successfully. The purpose of this research project is to examine how students perceive their experience in the IALP. The proposed analysis is based on a study on higher education today, especially in Brazil, highlighting the increase in access and the hegemony in the private sector. To achieve its goal, the project adopts a qualitative approach (case study) and uses official internal and external documents and a structured questionnaire with open and closed questions, which was applied to 36 students who entered the University in January 2012. The principles of content analysis were used to analyze the responses to the open questions. The data were grouped into categories emerging from remarks made by the students and showed that they understand and value the content and activities developed in the IALP and consider them a key to begin the course they chose and to do well in it. They believe the IALP is critical not only insofar as overcoming difficulties arising from elementary and/or middle education is concerned, but also in for integrating into University life.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Católica de Santos - Católica de Santospor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.relation.referencesSILVA, José de Oliveira. Programa de iniciação à vida acadêmica (PIVA): um desafio a professores e gestores universitários. 2013. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2013.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectvida universitária; ingressantes; educação superiorpor
dc.subjectuniversity life; freshmen; higher educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePrograma de iniciação à vida acadêmica (PIVA) : um desafio a professores e gestores universitáriospor
dc.title.alternativeInitiation to Academic Life Program (IALP): A challenge to Teachers and university Managerseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose de Oliveira Silva.pdfDissertação_ Mestrado em Educação20.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.