TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8069
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, José Roberto-
dc.creator.ID496.119.254-68pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2066748915841881pt_BR
dc.contributor.advisor1Lemos, Daisy Inocência Margarida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116148298132420pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Hélio-
dc.contributor.referee2Nátario , Elisete Gomes-
dc.contributor.referee3Lemos, Daisy Inocência Margarida de-
dc.date.accessioned2025-04-24T22:47:10Z-
dc.date.available2024-04-25-
dc.date.available2025-04-24T22:47:10Z-
dc.date.issued2024-04-25-
dc.identifier.citationGOMES, José Roberto. Violência e indisciplina nas escolas : estudo sobre a utilização do projeto valores em escola estadual da Baixada Santista. 2024. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/8069-
dc.description.resumoEste trabalho trata de uma pesquisa fruto do trabalho como monitor educacional na ECIM – Escolas Cívico Militares, de setembro de 2019 a janeiro de 2023 em uma cidade da baixada santista. O estudo teve como objetivo identificar, junto à equipe gestora e professores do ensino médio, se foram desenvolvidos pedagogicamente e aplicados os valores morais propostos no Projeto Valores, como forma de enfrentamento das violências e indisciplinas praticadas no ambiente escolar. Fez considerações sobre As Escolas e as Violências; A atuação da Escola e a família: parceria fundamental no combate à violência; Educação em Valores Morais; A Sociedade atual e a necessidade de Educação em Valores Morais. O Projeto Valores que visa programar atividades para o desenvolvimento de valores em educação moral nas Escolas Cívico Militares com baixo IDEB e as Diretrizes das Escolas Cívico Militares e as leis educacionais. Os resultados desta pesquisa, que corresponde a uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa de objetivo exploratório através da utilização de uma entrevista/questionário como instrumento para o plano de coleta de dados junto à três gestores e sete professores onde mostrou; Em que medida, na visão de gestores e professores, a aplicação do Projeto Valores contribui para a diminuição das manifestações de indisciplina e violência em Escola Pública de Ensino Médio? Os valores morais propostos no Projeto Valores, foram desenvolvidos e aplicados na escola, por meio de palestras, vídeos aulas, nas formaturas na quadra de esporte, em algumas aulas vagas, aplicados em conjunto. Especificamente, verificou-se que há prática de desrespeitos entre alunos e aluno - professor, indisciplina e algum tipo de violência no ambiente escolar como o bullying, e a escola age, orientando os professores para que tenham sensibilidade de percepção, de controle, de domínio da aula, caso o diálogo não seja resolvido, o professor encaminha ao monitor militar no corredor que, por sua vez, encaminha o aluno para a Coordenação ou vice - direção.pt_BR
dc.description.abstractThis article deals with research resulting from work as an educational monitor at ECIM – Escolas Cívico Militares, from September 2019 to January 2023 in the city of Baixada Santista. The study aimed to identify, together with the management team and high school teachers, whether the moral values proposed in the Values Project were pedagogically developed and applied, as a way of confronting violence and indiscipline practiced in the school environment. He made considerations about Schools and Violence; The role of the School and the family: a fundamental partnership in combating violence; Education in Moral Values; Current Society and the need for Education in Moral Values. The Values Project aims to program activities for the development of values in moral education in Civic Military Schools with low IDEB and the Guidelines for Civic Military Schools and Educational laws. The results of this research, which corresponds to an action research with a qualitative approach with an exploratory objective through the use of a questionnaire as an instrument for the data collection plan, will attempt to answer to what extent, in the view of Managers and Teachers, the application of the Does the Values Project contribute to reducing manifestations of indiscipline and violence in Public High Schools? he moral values proposed in the Values Project were developed and applied at school, through lectures, video classes, at graduations on the sports field, in some vacant classes, applied together. Specifically, it was found that there is a practice of disrespect between students and student - teacher, indiscipline and some type of violence in the school environment such as bullying, and the school acts, guiding teachers so that they have sensitivity of perception, control, dominance class, if the dialogue is not resolved, the teacher forwards it to the military monitor in the hallway who, in turn, forwards the student to the Coordination or vice-directorship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesGOMES, José Roberto. Violência e indisciplina nas escolas : estudo sobre a utilização do projeto valores em escola estadual da Baixada Santista. 2024. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2024pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectviolência; indisciplina; educação; valores morais; projeto valores; escola cívico militar.pt_BR
dc.subjectViolence; Indiscipline; Education; Moral Values; values project: military civic school.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleViolência e indisciplina nas escolas : estudo sobre a utilização do projeto valores em escola estadual da Baixada Santista.pt_BR
dc.title.alternativeViolence and indiscipline in schools : study on the use of the values project in the state school of Baixada Santistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Roberto Gomes.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.