TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Thaís Cavalcanti Costa-
dc.creator.ID452.802.498-58pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4784320835310734pt_BR
dc.contributor.advisor1Lemos, Daisy Inocência Margarida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116148298132420pt_BR
dc.contributor.referee1Lipp, Marilda Emmanuel Novaes-
dc.contributor.referee2Nobre, Thalita Lacerda-
dc.date.accessioned2025-05-26T21:41:31Z-
dc.date.available2025-04-14-
dc.date.available2025-05-26T21:41:31Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.identifier.citationSOUZA, Thaís Cavalcanti Costa. O treinamento de pais como instrumento de intervenção. 2025. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/8083-
dc.description.resumoPesquisas têm apontado para um aumento no número de pais com déficits de habilidades educativas em busca de atendimento psicológico infantil devido à presença de comportamentos disfuncionais em seus filhos. À vista disso, o objetivo desta pesquisa é investigar a efetividade do Treinamento de Pais por meio de um Ensaio Clínico randomizado, de caráter explicativo e experimental. Os critérios de inclusão adotados foram ter 18 anos ou mais; ser pai, mãe ou responsável legal por crianças ou adolescentes que tenham entre 4 e 18 anos incompletos e possuir queixas comportamentais infantis. Já os critérios de exclusão adotados foram estar participando de psicoterapia no período da pesquisa e a criança ou o adolescente ter diagnóstico de transtorno de desenvolvimento. Participaram da pesquisa 6 indivíduos, com idade entre 26 e 44 anos, pais de crianças com idade entre 7 e 13 anos. Dentre os participantes, 3 pertenceram ao grupo experimental e 3 ao grupo controle. Foi utilizado o Formulário Online do Google para que os voluntários pudessem se inscrever e para que uma triagem inicial fosse feita, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. O Treinamento de Pais ocorreu em 8 encontros presenciais, com duração de 1h30 hora cada, nos quais os participantes passaram por um processo de psicoeducação acerca do desenvolvimento infantil e das práticas educativas parentais e suas consequências. Ademais, foi aplicada uma bateria de testes antes do início da pesquisa e após o término da mesma, os quais foram: Inventário de Estilos Parentais (IEP) Práticas Educativas Paternas e Maternas, o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais e o Questionário de Capacidades e Dificuldades. Em geral, os resultados encontrados no grupo experimental foram a aquisição de práticas educativas positivas, diminuição das práticas educativas negativas e diminuição dos problemas comportamentais infantis. Em relação ao grupo controle, não foram encontradas, em geral, mudanças expressivas. Diante disso, concluiu-se que o Treinamento de Pais é um método eficaz para adequar as práticas educativas e intervir nos comportamentos disfuncionais infantis.pt_BR
dc.description.abstractResearches have pointed to an increase in the number of parents with deficits in educational skills seeking child psychological care due to the presence of dysfunctional behaviors in their children. Due to this, the objective of this research is to investigate the effectiveness of Parental Training through a randomized Clinical Trial, with an explanatory and experimental nature. The inclusion criteria adopted were being 18 years old or over; be a father, mother or legal guardian of children or adolescents who are between 4 and 18 years old and have child behavioral complaints. The exclusion criteria adopted were participating in psychotherapy during the research period and the child or adolescent being diagnosed with a developmental disorder. Six people participated in the research, aged between 26 and 44, parents of children aged between 7 and 13. Among the participants, 3 belonged to the experimental group and 3 to the control group. The Google Online Form was used so that volunteers could register and for an initial screening to be carried out, according to the inclusion and exclusion criteria. Parent Training took place in 8 face-to-face meetings, lasting 1h30 each, in which participants underwent a psychoeducation process on child development and parental educational practices and their consequences. In addition, a battery of tests was applied before the beginning and after the end of the research, namely: Parental Styles Inventory (IEP), Paternal and Maternal Educational Practices, Parental Educational Social Skills Interview Script (RE-HSE-P) and the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). In general, the results found were the acquisition of positive educational practices, a reduction in negative educational practices and a reduction in child behavioral problems. In relation to the control group, no significant changes were found in general. Therefore, it was concluded that Parent Training is an effective method for adapting educational practices and intervening in children's dysfunctional behaviors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesSOUZA, Thaís Cavalcanti Costa. O treinamento de pais como instrumento de intervenção. 2025. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2025pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttreinamento de pais; práticas educativas; comportamento infantil; estilos parentais; relações familiarespt_BR
dc.subjectparental training; educational practices; child behavior; parenting styles; family relationshipspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleO treinamento de pais como um instrumento de intervençãopt_BR
dc.title.alternativeParent training as a intervention toolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thaís Cavalcanti Costa Souza.pdfDissertação_Mestrado em Psicologia2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.