TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8090
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoreno, Simone Quedas-
dc.creator.ID138.748.878-60pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5655286082329409pt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, Denise Regina da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3825835597960275pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, Denise Regina da Costa-
dc.contributor.referee2Pinto, Alexandre Saul-
dc.contributor.referee3Voltas, Fernanda Corrêa Quatorze-
dc.contributor.referee4Pinto, Ana Maria Saul-
dc.contributor.referee5Monteiro Junior, Jorge-
dc.date.accessioned2025-08-21T18:52:50Z-
dc.date.available2025-06-27-
dc.date.available2025-08-21T18:52:50Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.citationMORENO, Simone Quedas. Trabalho de conclusão de curso organizado por projetos : uma proposta de aprendizagem coletiva no ensino médio técnico do Centro Paula Souza-SP. 2025. 210 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/8090-
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa foi analisar a organização do Trabalho de Conclusão de Curso, por meio das disciplinas Projeto Integrador I e II, na perspectiva da abordagem da educação pela ação, tendo como base as diretrizes orientadoras dos Cursos Técnicos de ensino médio, nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza (ETECs). O trabalho de campo da pesquisa tem como base documentos do Centro Paula Souza, com a análise de conteúdo pedagógico de três escolas públicas técnicas, na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), do estado de São Paulo. Os pressupostos deste estudo são: Duarte (2001 e 2008), Saviani (2007, 2013 e 2020), Ferretti (2018), Manfredi (2002 e 2017), Hernández (1998), Gomes (2010), Morin (2000), Imbernón (2012) e Sandes e Silva (2021). A busca permeou identificar possíveis elementos motivadores de aprendizagem coletiva nas disciplinas condutoras do Trabalho de Conclusão de Curso, Projeto Integrador I e II. O procedimento metodológico utilizado foi qualitativo, por meio de pesquisa documental, inspirado em Minayo (2002), Bardin (2016) e Cardano (2017) e na análise das proposituras político-pedagógicas de introdução do jovem na formação técnica. De acordo com os resultados obtidos, a metodologia de projetos, estruturada no formato Aprendizagem Baseada por Projeto ou Produto, é um sistema rígido, cujas questões teórico-práticas podem não colaborar com atividades pedagógicas práticas e coletivas em um projeto de ensino-aprendizagem curricular colaborativo. Cabe ressaltar que dentre as escolas analisadas, a ETEC Ruth Cardoso era a única da RMBS com o EM-Tec (Ensino Médio integrado ao Técnico), cujas atividades educativas estimularam o compartilhamento de saberes, os quais poderiam ter contribuído para a redução do índice de evasão, pois apresentaram os menores índices da região, em todos os cursos; entretanto, no ensino médio técnico, não foi identificado um projeto organizado e construído coletivamente, por meio da educação pela ação, o qual auxiliasse os alunos, professores e gestão pedagógica a conviver de forma colaborativa. Sugere-se que sejam organizados momentos formativos, com periodicidade contínua entre coordenadores, professores e estudantes para estudo, avaliação e redirecionamento da proposta curricular ofertada nas ETECs do Centro Paula Souza, com uma proposta interdisciplinar, com práticas pedagógicas na relação teoria e prática, para a construção de um trabalho coletivo integrado em direção à avanços no processo ensino-aprendizado, com o intuito de atender as reais necessidades dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of the research was to analyze the organization of the Course Completion Work, through the disciplines Integrator Project I and II, from the perspective of the approach of education by action, based on the guiding guidelines of the Technical Courses of high school, in the Technical Schools of the Centro Paula Souza (ETECs). The fieldwork of the research is found in documents of the Centro Paula Souza, with the analysis of pedagogical content in three technical public schools, in the Metropolitan Region of Baixada Santista, in the State of São Paulo. The assumptions of this study are: Duarte (2001 and 2008), Saviani (2007, 2013 and 2020), Ferretti (2018), Manfredi (2002 and 2017), Hernández (1998), Gomes (2010), Morin (2000), Imbernón (2012) and Sandes e Silva (2021). The search permeated the identification of possible motivating elements of collective learning in the disciplines that lead the Course Completion Work, Integrative Project I and II. The methodological procedure used is qualitative, through documentary research, according to Minayo (2002), Bardin (2016) and Cardano (2017), in analysis of the political-pedagogical proposals for the introduction of young people in technical formacion. According to the results obtained, the project the methodology, structured in the format of Project or Product Based Learning, is a rigid system, whose theoretical-practical issues may not collaborate with practical and collective pedagogical activities in a collaborative curricular teaching-learning process. It should be noted that among the schools analyzed, ETEC Ruth Cardoso is the only one in the RMBS with EM-Tec (High School integrated with Técnico), in the same period. Their educational activities stimulated the sharing of knowledge, which could have contributed to the reduction of the dropout rate, as they presented the lowest rates in the region, in all courses; However, in technical high school, a project organized and collectively constructed through education through action was not identified, which would help to live together collaboratively. It is suggested that formative moments be organized, with continuous periodicity with coordinators, teachers and students for study, evaluation and redirection of the curricular proposal offered in the ETECs of the Centro Paula Souza, the interdisciplinary proposal, the pedagogical practice, the relationship between theory and practice, for the construction of a collective, integrated project and proposition of advances in the teaching-learning process, in order to meet the real needs of the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesMORENO, Simone Quedas. Trabalho de conclusão de curso organizado por projetos : uma proposta de aprendizagem coletiva no ensino médio técnico do Centro Paula Souza-SP. 2025. 210 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2025pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttrabalho de conclusão de curso; ensino médio técnico; trabalho por projeto; projeto integrador; centro Paula Souzapt_BR
dc.subjectcourse completion work; technical high school; work project-organized; integrative project; centro Paula Souzapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTrabalho de conclusão de curso organizado por projetos : uma proposta de aprendizagem coletiva no ensino médio técnico do Centro Paula Souza-SPpt_BR
dc.title.alternativeCourse completion work project-organized: a proposal for collective learning in technical high school at Centro Paula Souza-SPpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone Quedas Moreno.pdfTese_Doutorado em Educação2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.