TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/961
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorValluis, Marcel André-
dc.creator.ID987.039.868-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1473302928089075por
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539707598644879por
dc.contributor.referee1Martins, Maria Angélica Rodrigues-
dc.contributor.referee2Martins, Ângela Maria-
dc.contributor.referee3Pereira, Maria Apparecida Franco-
dc.date.accessioned2015-04-10T11:48:28Z-
dc.date.issued2014-05-15-
dc.identifier.citationVALLUIS, Marcel André. O ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) sob a ótica de alunos de administração. 2014. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/961-
dc.description.resumoA dissertação analisa o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), uma das avaliações externas que integram o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), instituído por meio da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, com o propósito de avaliar as IES (Instituições de Educação Superior), os cursos e o desempenho de estudantes universitários. O objetivo da investigação consiste em analisar a repercussão do Exame junto a estudantes concluintes do curso de Administração. O estudo fundamenta-se em documentos oficiais, referenciais sobre educação superior no Brasil, sua qualidade e sobre a atual política de avaliação. A pesquisa tem origem na experiência do autor, que é professor e coordenador do curso de Administração e investiga um grupo de estudantes de uma IES específica, que é confessional e comunitária. Adota abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso de caráter exploratório, valendo-se de consulta aos sujeitos por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas a estes estudantes. As respostas ao questionário indicam que os sujeitos percebem o Enade como instrumento avaliador da formação recebida no curso, que o fariam espontaneamente e que, sob sua ótica, contribui para a melhoria da qualidade da educação superior no Brasil. Os resultados obtidos por meio deste estudo exploratório poderão somar-se a outros que tratam de exames nacionais e avaliação na educação superior, além de indicar aos gestores e professores da IES alternativas para melhor incorporar esse tipo de avaliação externa ao seu cotidiano sem, no entanto, comprometer sua autonomia e melhor entender os desafios enfrentados pelo curso de Administração devido à origem socioeconômica e escolar de seus estudantes.por
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the Enade (National Examination Performance of Students), one of the external assessments within the Sinaes (National Evaluation System of Higher Education), established by Law 10.861, of April 14, 2004, with the purpose of assessing HEI (Higher Education Institutions), the courses and performance of college students. The objective of this research is to analyze the impact of this examination on the graduating students of Business. The study is based on official documents, references on higher education in Brazil, its quality and on the current assessment policy. The research comes from the experience of the author, who is a professor and coordinator of the Business course and investigates a group of students from a HEI. It adopts a qualitative approach, conducted like as a case study, drawing on consultation with the subject using a questionnaire with open and closed questions. Responses to the questionnaire indicate that subjects perceive the Enade as an evaluating instrument of the training received in the course, they would do it spontaneously and that, from their perspective it contributes to improving the quality of higher education in Brazil. The results obtained from the research can be added to the other researches dealing with national examinations and assessment in higher education, as well as indicate to managers and teachers of HEI, alternatives to better incorporate this type of external evaluation to their daily routine without compromising their autonomy, and better understand the challenges faced by the course that meets working students, aged between 21 and 45, who come from public schools.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educação-
dc.relation.referencesVALLUIS, Marcel André. O ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) sob a ótica de alunos de administração. 2014. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2014.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação superior; política de avaliação; exame nacional; enadepor
dc.subjecthigher education; assessment policy; national exam; enadeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) sob a ótica de alunos de administração.por
dc.title.alternativeThe Enade (National Examination of Student Performance) from the perspective of students of Administration.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcel A. Valluis.pdfDissertação_Mestrado em Educa¿¿859.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.