TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Reflexividade crítico-emancipatória versus prescritividade neoliberal : uma análise do discurso oficial para a gestão escolar
Autor(es): Carli, Flavio Dalera de
Primeiro Orientador: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Resumo: Esta dissertação objetiva fazer uma análise de como o discurso dos Estados hegemônicos neoliberais capitalistas, que denomina discurso oficial , escamoteia a possibilidade da construção de relações democráticas na escola ao prescrever uma gestão escolar subsumida aos interesses da gestão capitalista, através de uma reflexividade neoliberal oposta a uma reflexividade crítica que seria condição para a emancipação dos sujeitos. O discurso oficial será analisado através do Programa de Formação à Distância para Gestores Escolares, Progestão, considerado como metáfora deste discurso, bem como de uma leitura das respostas a questionário sobre uma aplicação concreta do curso junto a Diretores de Escola. Procurando demonstrar o sentido do conceito de gestão democrática da escola como didática de participação funcional na prática da administração escolar no discurso oficial, discute o conceito de gestão democrática da escola sob o axioma da qualidade total na teoria da administração capitalista, a subjetivação da liderança como condição para reprodução do capitalismo e a prescritividade neoliberal de um discurso sobre a reflexividade para os sujeitos da educação. Desta forma, a presente dissertação pretende se inserir no contexto das análises críticas às políticas educacionais neoliberais, procurando colaborar na desconstrução do discurso oficial que as representa. Discute a axiomática de uma subjetivação capitalística tal qual conceituada por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Entende o conceito de administração escolar e as concepções de gestão escolar, com base nos estudos de Vitor Henrique Paro e José Carlos Libâneo. Discute o conceito de uma reflexividade critica com base nas proposições de Selma Garrido Pimenta e José Carlos Libâneo. Pauta o campo de tensão decorrente das oposições entre o discurso oficial e a imanência das práticas da administração escolar, nas concepções de Pedagogia e de Educação trazidas por Maria Amélia Santoro Franco e por Dermeval Saviani. Em termos metodológicos, se insere no contexto dos estudos culturais e da análise do discurso.
Palavras-chave: administração escolar
gestão democrática da escola
subjetivação capitalística
reflexividade crítico-emancipatória
prescritividade neoliberal.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: CARLI, Flavio Dalera de. Reflexividade crítico-emancipatória versus prescritividade neoliberal : uma análise do discurso oficial para a gestão escolar. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/108
Data do documento: 24-Ago-2007
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