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https://tede.unisantos.br/handle/tede/108| Type: | Dissertação |
| Title: | Reflexividade crítico-emancipatória versus prescritividade neoliberal : uma análise do discurso oficial para a gestão escolar |
| Author(s): | Carli, Flavio Dalera de |
| First Advisor: | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
| Abstract: | Esta dissertação objetiva fazer uma análise de como o discurso dos Estados hegemônicos neoliberais capitalistas, que denomina discurso oficial , escamoteia a possibilidade da construção de relações democráticas na escola ao prescrever uma gestão escolar subsumida aos interesses da gestão capitalista, através de uma reflexividade neoliberal oposta a uma reflexividade crítica que seria condição para a emancipação dos sujeitos. O discurso oficial será analisado através do Programa de Formação à Distância para Gestores Escolares, Progestão, considerado como metáfora deste discurso, bem como de uma leitura das respostas a questionário sobre uma aplicação concreta do curso junto a Diretores de Escola. Procurando demonstrar o sentido do conceito de gestão democrática da escola como didática de participação funcional na prática da administração escolar no discurso oficial, discute o conceito de gestão democrática da escola sob o axioma da qualidade total na teoria da administração capitalista, a subjetivação da liderança como condição para reprodução do capitalismo e a prescritividade neoliberal de um discurso sobre a reflexividade para os sujeitos da educação. Desta forma, a presente dissertação pretende se inserir no contexto das análises críticas às políticas educacionais neoliberais, procurando colaborar na desconstrução do discurso oficial que as representa. Discute a axiomática de uma subjetivação capitalística tal qual conceituada por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Entende o conceito de administração escolar e as concepções de gestão escolar, com base nos estudos de Vitor Henrique Paro e José Carlos Libâneo. Discute o conceito de uma reflexividade critica com base nas proposições de Selma Garrido Pimenta e José Carlos Libâneo. Pauta o campo de tensão decorrente das oposições entre o discurso oficial e a imanência das práticas da administração escolar, nas concepções de Pedagogia e de Educação trazidas por Maria Amélia Santoro Franco e por Dermeval Saviani. Em termos metodológicos, se insere no contexto dos estudos culturais e da análise do discurso. |
| Keywords: | administração escolar gestão democrática da escola subjetivação capitalística reflexividade crítico-emancipatória prescritividade neoliberal. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country : | BR |
| Publisher: | Universidade Católica de Santos |
| Institution's Acronym: | Católica de Santos |
| Department: | Educação e Formação |
| Program: | Mestrado em Educação |
| Citation: | CARLI, Flavio Dalera de. Reflexividade crítico-emancipatória versus prescritividade neoliberal : uma análise do discurso oficial para a gestão escolar. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/108 |
| Issue Date: | 24-Aug-2007 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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