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https://tede.unisantos.br/handle/tede/108
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Carli, Flavio Dalera de | - |
dc.creator.ID | CPF:14306268870 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1815285110173672 | por |
dc.contributor.advisor1 | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:47595426804 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3600560690195448 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:09Z | - |
dc.date.available | 2008-03-11 | - |
dc.date.issued | 2007-08-24 | - |
dc.identifier.citation | CARLI, Flavio Dalera de. Reflexividade crítico-emancipatória versus prescritividade neoliberal : uma análise do discurso oficial para a gestão escolar. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/108 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação objetiva fazer uma análise de como o discurso dos Estados hegemônicos neoliberais capitalistas, que denomina discurso oficial , escamoteia a possibilidade da construção de relações democráticas na escola ao prescrever uma gestão escolar subsumida aos interesses da gestão capitalista, através de uma reflexividade neoliberal oposta a uma reflexividade crítica que seria condição para a emancipação dos sujeitos. O discurso oficial será analisado através do Programa de Formação à Distância para Gestores Escolares, Progestão, considerado como metáfora deste discurso, bem como de uma leitura das respostas a questionário sobre uma aplicação concreta do curso junto a Diretores de Escola. Procurando demonstrar o sentido do conceito de gestão democrática da escola como didática de participação funcional na prática da administração escolar no discurso oficial, discute o conceito de gestão democrática da escola sob o axioma da qualidade total na teoria da administração capitalista, a subjetivação da liderança como condição para reprodução do capitalismo e a prescritividade neoliberal de um discurso sobre a reflexividade para os sujeitos da educação. Desta forma, a presente dissertação pretende se inserir no contexto das análises críticas às políticas educacionais neoliberais, procurando colaborar na desconstrução do discurso oficial que as representa. Discute a axiomática de uma subjetivação capitalística tal qual conceituada por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Entende o conceito de administração escolar e as concepções de gestão escolar, com base nos estudos de Vitor Henrique Paro e José Carlos Libâneo. Discute o conceito de uma reflexividade critica com base nas proposições de Selma Garrido Pimenta e José Carlos Libâneo. Pauta o campo de tensão decorrente das oposições entre o discurso oficial e a imanência das práticas da administração escolar, nas concepções de Pedagogia e de Educação trazidas por Maria Amélia Santoro Franco e por Dermeval Saviani. Em termos metodológicos, se insere no contexto dos estudos culturais e da análise do discurso. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | administração escolar | por |
dc.subject | gestão democrática da escola | por |
dc.subject | subjetivação capitalística | por |
dc.subject | reflexividade crítico-emancipatória | por |
dc.subject | prescritividade neoliberal. | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Reflexividade crítico-emancipatória versus prescritividade neoliberal : uma análise do discurso oficial para a gestão escolar | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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Flavio Dalera de Carli.pdf | 762.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
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