TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorCarli, Flavio Dalera de-
dc.creator.IDCPF:14306268870por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1815285110173672por
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1IDCPF:47595426804por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:09Z-
dc.date.available2008-03-11-
dc.date.issued2007-08-24-
dc.identifier.citationCARLI, Flavio Dalera de. Reflexividade crítico-emancipatória versus prescritividade neoliberal : uma análise do discurso oficial para a gestão escolar. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/108-
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva fazer uma análise de como o discurso dos Estados hegemônicos neoliberais capitalistas, que denomina discurso oficial , escamoteia a possibilidade da construção de relações democráticas na escola ao prescrever uma gestão escolar subsumida aos interesses da gestão capitalista, através de uma reflexividade neoliberal oposta a uma reflexividade crítica que seria condição para a emancipação dos sujeitos. O discurso oficial será analisado através do Programa de Formação à Distância para Gestores Escolares, Progestão, considerado como metáfora deste discurso, bem como de uma leitura das respostas a questionário sobre uma aplicação concreta do curso junto a Diretores de Escola. Procurando demonstrar o sentido do conceito de gestão democrática da escola como didática de participação funcional na prática da administração escolar no discurso oficial, discute o conceito de gestão democrática da escola sob o axioma da qualidade total na teoria da administração capitalista, a subjetivação da liderança como condição para reprodução do capitalismo e a prescritividade neoliberal de um discurso sobre a reflexividade para os sujeitos da educação. Desta forma, a presente dissertação pretende se inserir no contexto das análises críticas às políticas educacionais neoliberais, procurando colaborar na desconstrução do discurso oficial que as representa. Discute a axiomática de uma subjetivação capitalística tal qual conceituada por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Entende o conceito de administração escolar e as concepções de gestão escolar, com base nos estudos de Vitor Henrique Paro e José Carlos Libâneo. Discute o conceito de uma reflexividade critica com base nas proposições de Selma Garrido Pimenta e José Carlos Libâneo. Pauta o campo de tensão decorrente das oposições entre o discurso oficial e a imanência das práticas da administração escolar, nas concepções de Pedagogia e de Educação trazidas por Maria Amélia Santoro Franco e por Dermeval Saviani. Em termos metodológicos, se insere no contexto dos estudos culturais e da análise do discurso.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectadministração escolarpor
dc.subjectgestão democrática da escolapor
dc.subjectsubjetivação capitalísticapor
dc.subjectreflexividade crítico-emancipatóriapor
dc.subjectprescritividade neoliberal.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleReflexividade crítico-emancipatória versus prescritividade neoliberal : uma análise do discurso oficial para a gestão escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
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