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https://tede.unisantos.br/handle/tede/137
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação técnica e formação cidadã : um estudo no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - Universidade de Cubatão |
Autor(es): | Carvalho, Humberto Hickel de |
Primeiro Orientador: | Saviani, Nereide |
Resumo: | Este trabalho consiste em análise documental sobre prescrições relativas ao CEFETSP/Cubatão Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, Unidade de Ensino Descentralizada de Cubatão. Seu objeto é o currículo dos cursos técnicos da Área da Indústria, ou seja, Curso Técnico Industrial em Eletrônica com Habilitação em Manutenção de Equipamentos Eletrônicos e Curso Técnico em Automação Industrial, com Habilitação em Instalação de Sistemas de Automação, implantados a partir de 2000, atendendo ao decreto 2208/97. O currículo, na perspectiva adotada, engloba o Projeto Político Pedagógico e os Planos de Curso. O objetivo do trabalho é detectar a noção de cidadania presente nos documentos em questão, o que implica identificar a concepção de educação aí explícita ou subjacente. A opção teórico-metodológica de análise é o materialismo histórico-dialético, a partir de contribuições de Antonio Gramsci. Os procedimentos para aprofundamento teórico e alcance do objetivo incluem: a revisão bibliográfica de aspectos da história da educação profissional sob a ótica da sociedade de classes; a revisão e discussão dos conceitos de cidadania, projeto político pedagógico, currículo e currículo por competências; a contextualização da escola em estudo através de seu histórico e de aspectos econômico-geográficos da região onde está inserida; a explicitação do perfil social dos alunos. Pelo procedimento metodológico de análise textual e crítico-interpretativa, verificou-se que, em meio a algumas contradições, os documentos analisados atendem ao arcabouço legal vigente, derivado do ideário neoliberal implantado na reforma da educação profissional dos anos 1990. Os resultados indicam a predominância da concepção de educação voltada para o atendimento às demandas do mercado e uma noção de cidadania também nesses limites, não relacionada à possibilidade de fruição dos bens materiais, culturais e sociais nem ao preparo para a participação na direção da sociedade. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, coordenado pela orientadora, Professora Doutora Nereide Saviani. |
Palavras-chave: | educação profissional cidadania currículo classes sociais dualidade do ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | CARVALHO, Humberto Hickel de. Educação técnica e formação cidadã : um estudo no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - Universidade de Cubatão. 2008. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/137 |
Data do documento: | 8-Ago-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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