TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Type: Dissertação
Title: Educação técnica e formação cidadã : um estudo no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - Universidade de Cubatão
Author(s): Carvalho, Humberto Hickel de
First Advisor: Saviani, Nereide
Abstract: Este trabalho consiste em análise documental sobre prescrições relativas ao CEFETSP/Cubatão Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, Unidade de Ensino Descentralizada de Cubatão. Seu objeto é o currículo dos cursos técnicos da Área da Indústria, ou seja, Curso Técnico Industrial em Eletrônica com Habilitação em Manutenção de Equipamentos Eletrônicos e Curso Técnico em Automação Industrial, com Habilitação em Instalação de Sistemas de Automação, implantados a partir de 2000, atendendo ao decreto 2208/97. O currículo, na perspectiva adotada, engloba o Projeto Político Pedagógico e os Planos de Curso. O objetivo do trabalho é detectar a noção de cidadania presente nos documentos em questão, o que implica identificar a concepção de educação aí explícita ou subjacente. A opção teórico-metodológica de análise é o materialismo histórico-dialético, a partir de contribuições de Antonio Gramsci. Os procedimentos para aprofundamento teórico e alcance do objetivo incluem: a revisão bibliográfica de aspectos da história da educação profissional sob a ótica da sociedade de classes; a revisão e discussão dos conceitos de cidadania, projeto político pedagógico, currículo e currículo por competências; a contextualização da escola em estudo através de seu histórico e de aspectos econômico-geográficos da região onde está inserida; a explicitação do perfil social dos alunos. Pelo procedimento metodológico de análise textual e crítico-interpretativa, verificou-se que, em meio a algumas contradições, os documentos analisados atendem ao arcabouço legal vigente, derivado do ideário neoliberal implantado na reforma da educação profissional dos anos 1990. Os resultados indicam a predominância da concepção de educação voltada para o atendimento às demandas do mercado e uma noção de cidadania também nesses limites, não relacionada à possibilidade de fruição dos bens materiais, culturais e sociais nem ao preparo para a participação na direção da sociedade. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, coordenado pela orientadora, Professora Doutora Nereide Saviani.
Keywords: educação profissional
cidadania
currículo
classes sociais
dualidade do ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Educação e Formação
Program: Mestrado em Educação
Citation: CARVALHO, Humberto Hickel de. Educação técnica e formação cidadã : um estudo no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - Universidade de Cubatão. 2008. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/137
Issue Date: 8-Aug-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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