TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/137
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Humberto Hickel de-
dc.creator.IDCPF:56130902972por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0366317443486562por
dc.contributor.advisor1Saviani, Nereide-
dc.contributor.advisor1IDCPF:37785664820por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1203911603561619por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:19Z-
dc.date.available2008-10-20-
dc.date.issued2008-08-08-
dc.identifier.citationCARVALHO, Humberto Hickel de. Educação técnica e formação cidadã : um estudo no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - Universidade de Cubatão. 2008. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/137-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em análise documental sobre prescrições relativas ao CEFETSP/Cubatão Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, Unidade de Ensino Descentralizada de Cubatão. Seu objeto é o currículo dos cursos técnicos da Área da Indústria, ou seja, Curso Técnico Industrial em Eletrônica com Habilitação em Manutenção de Equipamentos Eletrônicos e Curso Técnico em Automação Industrial, com Habilitação em Instalação de Sistemas de Automação, implantados a partir de 2000, atendendo ao decreto 2208/97. O currículo, na perspectiva adotada, engloba o Projeto Político Pedagógico e os Planos de Curso. O objetivo do trabalho é detectar a noção de cidadania presente nos documentos em questão, o que implica identificar a concepção de educação aí explícita ou subjacente. A opção teórico-metodológica de análise é o materialismo histórico-dialético, a partir de contribuições de Antonio Gramsci. Os procedimentos para aprofundamento teórico e alcance do objetivo incluem: a revisão bibliográfica de aspectos da história da educação profissional sob a ótica da sociedade de classes; a revisão e discussão dos conceitos de cidadania, projeto político pedagógico, currículo e currículo por competências; a contextualização da escola em estudo através de seu histórico e de aspectos econômico-geográficos da região onde está inserida; a explicitação do perfil social dos alunos. Pelo procedimento metodológico de análise textual e crítico-interpretativa, verificou-se que, em meio a algumas contradições, os documentos analisados atendem ao arcabouço legal vigente, derivado do ideário neoliberal implantado na reforma da educação profissional dos anos 1990. Os resultados indicam a predominância da concepção de educação voltada para o atendimento às demandas do mercado e uma noção de cidadania também nesses limites, não relacionada à possibilidade de fruição dos bens materiais, culturais e sociais nem ao preparo para a participação na direção da sociedade. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, coordenado pela orientadora, Professora Doutora Nereide Saviani.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação profissionalpor
dc.subjectcidadaniapor
dc.subjectcurrículopor
dc.subjectclasses sociaispor
dc.subjectdualidade do ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação técnica e formação cidadã : um estudo no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - Universidade de Cubatãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Humberto Hickel de Carvalho - Unisantos.pdf865.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.