Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/137
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho, Humberto Hickel de | - |
dc.creator.ID | CPF:56130902972 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0366317443486562 | por |
dc.contributor.advisor1 | Saviani, Nereide | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:37785664820 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1203911603561619 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:19Z | - |
dc.date.available | 2008-10-20 | - |
dc.date.issued | 2008-08-08 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Humberto Hickel de. Educação técnica e formação cidadã : um estudo no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - Universidade de Cubatão. 2008. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/137 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste em análise documental sobre prescrições relativas ao CEFETSP/Cubatão Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, Unidade de Ensino Descentralizada de Cubatão. Seu objeto é o currículo dos cursos técnicos da Área da Indústria, ou seja, Curso Técnico Industrial em Eletrônica com Habilitação em Manutenção de Equipamentos Eletrônicos e Curso Técnico em Automação Industrial, com Habilitação em Instalação de Sistemas de Automação, implantados a partir de 2000, atendendo ao decreto 2208/97. O currículo, na perspectiva adotada, engloba o Projeto Político Pedagógico e os Planos de Curso. O objetivo do trabalho é detectar a noção de cidadania presente nos documentos em questão, o que implica identificar a concepção de educação aí explícita ou subjacente. A opção teórico-metodológica de análise é o materialismo histórico-dialético, a partir de contribuições de Antonio Gramsci. Os procedimentos para aprofundamento teórico e alcance do objetivo incluem: a revisão bibliográfica de aspectos da história da educação profissional sob a ótica da sociedade de classes; a revisão e discussão dos conceitos de cidadania, projeto político pedagógico, currículo e currículo por competências; a contextualização da escola em estudo através de seu histórico e de aspectos econômico-geográficos da região onde está inserida; a explicitação do perfil social dos alunos. Pelo procedimento metodológico de análise textual e crítico-interpretativa, verificou-se que, em meio a algumas contradições, os documentos analisados atendem ao arcabouço legal vigente, derivado do ideário neoliberal implantado na reforma da educação profissional dos anos 1990. Os resultados indicam a predominância da concepção de educação voltada para o atendimento às demandas do mercado e uma noção de cidadania também nesses limites, não relacionada à possibilidade de fruição dos bens materiais, culturais e sociais nem ao preparo para a participação na direção da sociedade. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, coordenado pela orientadora, Professora Doutora Nereide Saviani. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação profissional | por |
dc.subject | cidadania | por |
dc.subject | currículo | por |
dc.subject | classes sociais | por |
dc.subject | dualidade do ensino | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Educação técnica e formação cidadã : um estudo no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - Universidade de Cubatão | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Humberto Hickel de Carvalho - Unisantos.pdf | 865.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.