TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título : A identidade do professor do ensino médio: autoconhecimento e conscientização
Autor(es): Borges, Sheila Santos Costa Brancatti
Primer Consejero: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Resumen: O presente trabalho busca compreender a identidade do professor do Ensino Médio. O problema da pesquisa constitui-se através da questão: quais são as representações dos professores sobre a sua própria identidade profissional frente às práticas docentes e ao contexto do trabalho? O objetivo central é compreender como o professor constrói sua identidade profissional por meio de suas representações (processo de autoconhecimento e conscientização). Este estudo fundamenta-se em Nóvoa (1995), para o entendimento das dimensões da identidade do professor; Hubberman (1992), na medida em que se analisa o ciclo de vida profissional; Tardif (2002) e Tardif e Lessard (2005), quando se pretende repensar a prática docente, por meio dos saberes e do trabalho do professor desenvolvido no contexto da escola; e Abdalla (2000, 2006, 2007), para explicitar a organização escolar e suas influências no trabalho docente. A pesquisa é de caráter qualitativo, e utiliza como instrumentos/técnicas: questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado a onze professores; entrevistas semi-estruturadas realizadas com cinco professores e com a três gestoras da escola; e observação de aulas da maioria dos docentes durante sete meses. A organização dos dados possibilitou a definição de três categorias de análise e suas respectivas unidades de sentido: a dimensão pessoal (1ª categoria), destacando o autoconhecimento e a conscientização como unidades de sentido; a dimensão profissional (2ª categoria), abordando a escolha profissional, os saberes e o trabalho docente; e a dimensão organizacional/institucional (3ª categoria), enfatizando a gestão escolar. A análise dos dados aponta para representações construídas: na dimensão pessoal - ora reforçando aspectos positivos (a dedicação, a lealdade, a seriedade e o gostar), demonstrando o compromisso no enfrentamento dos desafios, das incertezas e inseguranças; ora acentuando aspectos negativos, traduzidos por desilusões, incompreensões, autojustificativas (self deception); na dimensão profissional revelando como as escolhas, as etapas da carreira, os saberes e o trabalho docente são desenvolvidos e como influenciam a prática; e na dimensão organizacional/institucional destacando os desencantos do professor em relação à gestão escolar frente às Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo, ao Projeto Político-Pedagógico e às políticas educacionais; ao mesmo tempo a ênfase na necessidade de um trabalho coletivo e emancipatório. Em síntese, considera-se que é no entendimento dessas dimensões, como uma forma de autoconhecimento e de conscientização, que os professores (re)constroem suas identidades, tomando, assim, consciência de suas ações.
Palabras clave : autoconhecimento
conscientização
identidade
saberes e trabalho docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : BORGES, Sheila Santos Costa Brancatti. A identidade do professor do ensino médio: autoconhecimento e conscientização. 2008. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/148
Fecha de publicación : 26-sep-2008
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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