TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1561
Tipo: Dissertação
Título: O conhecimento histórico no Ginásio de Santos (atual E.E. Canadá) durante a Era Vargas (1930-1945)
Título(s) alternativo(s): The historical knowledge at Ginásio de Santos (currently E.E. Canadá) during the Vargas Era (1930- 1945)
Autor(es): Lopes, Andréa
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Apparecida Franco
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Apparecida Franco
Segundo membro da banca: Barreira, Luiz Carlos
Terceiro membro da banca: Almeida Neto, Antônio Simplício de
Resumo: Pesquisar sobre o conhecimento histórico dentro de uma instituição escolar tradicional e durante um período marcado por debates educacionais, pode auxiliar na compreensão do sistema de ensino paulista, que sofre influência das decisões estaduais e federais, mas também contribui com propostas sintetizadas em novas práticas. A dissertação estuda o Ginásio de Santos (atual E.E. Canadá) pela sua importância na sociedade santista, desde a sua criação, no início da Era Vargas (1934) até a sua equiparação em 1945. Dessa forma pretende-se contribuir para o esclarecimento de como o conhecimento histórico foi sendo consolidado no curso secundário, em uma época que esse grau de educação era reservado a poucos. A metodologia utilizada é a histórico-documental, onde são importantes a legislação governamental, o acervo da instituição e os livros didáticos. Completam a documentação livro de memória, entrevistas e reportagens do jornal A Tribuna. No aporte teórico-metodológico, foram importantes os conceitos de trajetória de vida (Vavy Pacheco Borges); de cultura escolar (Escolano e ViñaoFrago); sobre forma escolar (Vincent) e sobre paradigma indiciário (Ginzburg). Para a análise da história da instituição escolar, Novoa e Werle deram subsídios. Pode-se concluir que esse conhecimento histórico foi muito importante na construção de uma mentalidade cívicopatriótica.
Abstract: Researching the historical knowledge inside a traditional school, during a period marked by educational debate, can be useful in the understanding of São Paulo State¿s educational system, under the influence of both state and federal policies, and contribute to the formulation of synthesized proposals for new practices. This dissertation has its focus on the Ginásio de Santos (currently E.E. Canadá) for its importance in the city of Santos¿ society, since its creation in the first years of the Vargas Era (1934), until its equalization in 1945. Thereby, this study aims to help clarify the way in which the historical knowledge was consolidated in secondary school, in a time when this educational degree was reserved to a privileged few. The methodology employed was historical and documental, centered on government legislation, school archives and textbooks from the period. In addition to these documents, a memoir, oral history interviews and newspaper articles (from A Tribuna) were analyzed. As for the theoretical and methodological approach, some concepts of great importance to this research were those of life trajectory (Vavy Pacheco Borges); school culture (Escolano and ViñaoFrago);school shape (Vincent) and evidential paradigm (Ginzburg). The historical analysis of the school was based on the work of Novoa e Werle. From the information gathered it can be concluded that this historical knowledge was of great importance to the construction of a new civicpatriotic mentality.
Palavras-chave: era vargas; educação em Santos; E.E. Canadá; conhecimento histórico
vargas era; education in Santos; E.E. Canadá; historical knowledge
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: LOPES, Andréa. O conhecimento histórico no Ginásio de Santos (atual E.E. Canadá) durante a Era Vargas (1930-1945). 2015. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1561
Data do documento: 15-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrea Lopes.pdfDissertação_ Mestrado em Educação3.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.