Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/159| Tipo: | Dissertação |
| Título : | Contribuições da dialogicidade para a construção do trabalho coletivo na escola |
| Autor(es): | Guimarães, Solange Padilha Oliveira |
| Primer Consejero: | Martins, Maria Angélica Rodrigues |
| Resumen: | Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que discute a proposta freireana da postura dialógica, aqui aplicada ao trabalho coletivo mediado pelo coordenador pedagógico. O trabalho enfatiza a idéia de Paulo Freire (1921-1997) da dialogicidade como dinâmica do diálogo, para o desenvolvimento de uma consciência crítica da realidade com vistas a sua transformação. Paulo Freire é a principal referência teórica para fundamentar as noções de diálogo, dialogicidade e trabalho coletivo. O objetivo consiste em analisar o envolvimento do coordenador com práticas dialógicas no trabalho pedagógico coletivo que permitam o desenvolvimento de consciências críticas. A pergunta norteadora do estudo foi a seguinte: há evidência da dialogicidade no trabalho coletivo, mediado pelo coordenador pedagógico? As categorias teóricas conceituais aparecem confrontadas com a análise de conteúdo das entrevistas com cinco coordenadores pedagógicos de escolas da rede oficial paulista, na cidade de Santos. A observação da prática desses profissionais permitiu ampliar a análise do exercício da dialogicidade. O estudo indica frágil evidência de dialogicidade no trabalho pedagógico coletivo dos coordenadores pesquisados. A proposta freireana nem sempre parece compreendida pelos coordenadores. Uma contribuição desse estudo consiste em apresentar a dialogicidade freireana como possibilidade para uma real transformação da prática educadora por permitir a decodificação e análise dessa prática. |
| Palabras clave : | diálogo dialogicidade trabalho coletivo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editorial : | Universidade Católica de Santos |
| Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
| Departamento: | Educação e Formação |
| Programa: | Mestrado em Educação |
| Citación : | GUIMARES, Solange Padilha Oliveira. Contribuições da dialogicidade para a construção do trabalho coletivo na escola. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/159 |
| Fecha de publicación : | 27-nov-2007 |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Solange Guimaraes.pdf | 591.57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

