Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/159
Type: | Dissertação |
Title: | Contribuições da dialogicidade para a construção do trabalho coletivo na escola |
Author(s): | Guimarães, Solange Padilha Oliveira |
First Advisor: | Martins, Maria Angélica Rodrigues |
Abstract: | Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que discute a proposta freireana da postura dialógica, aqui aplicada ao trabalho coletivo mediado pelo coordenador pedagógico. O trabalho enfatiza a idéia de Paulo Freire (1921-1997) da dialogicidade como dinâmica do diálogo, para o desenvolvimento de uma consciência crítica da realidade com vistas a sua transformação. Paulo Freire é a principal referência teórica para fundamentar as noções de diálogo, dialogicidade e trabalho coletivo. O objetivo consiste em analisar o envolvimento do coordenador com práticas dialógicas no trabalho pedagógico coletivo que permitam o desenvolvimento de consciências críticas. A pergunta norteadora do estudo foi a seguinte: há evidência da dialogicidade no trabalho coletivo, mediado pelo coordenador pedagógico? As categorias teóricas conceituais aparecem confrontadas com a análise de conteúdo das entrevistas com cinco coordenadores pedagógicos de escolas da rede oficial paulista, na cidade de Santos. A observação da prática desses profissionais permitiu ampliar a análise do exercício da dialogicidade. O estudo indica frágil evidência de dialogicidade no trabalho pedagógico coletivo dos coordenadores pesquisados. A proposta freireana nem sempre parece compreendida pelos coordenadores. Uma contribuição desse estudo consiste em apresentar a dialogicidade freireana como possibilidade para uma real transformação da prática educadora por permitir a decodificação e análise dessa prática. |
Keywords: | diálogo dialogicidade trabalho coletivo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country : | BR |
Publisher: | Universidade Católica de Santos |
Institution's Acronym: | Católica de Santos |
Department: | Educação e Formação |
Program: | Mestrado em Educação |
Citation: | GUIMARES, Solange Padilha Oliveira. Contribuições da dialogicidade para a construção do trabalho coletivo na escola. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/159 |
Issue Date: | 27-Nov-2007 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Solange Guimaraes.pdf | 591.57 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.