Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/159| Type: | Dissertação |
| Title: | Contribuições da dialogicidade para a construção do trabalho coletivo na escola |
| Author(s): | Guimarães, Solange Padilha Oliveira |
| First Advisor: | Martins, Maria Angélica Rodrigues |
| Abstract: | Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que discute a proposta freireana da postura dialógica, aqui aplicada ao trabalho coletivo mediado pelo coordenador pedagógico. O trabalho enfatiza a idéia de Paulo Freire (1921-1997) da dialogicidade como dinâmica do diálogo, para o desenvolvimento de uma consciência crítica da realidade com vistas a sua transformação. Paulo Freire é a principal referência teórica para fundamentar as noções de diálogo, dialogicidade e trabalho coletivo. O objetivo consiste em analisar o envolvimento do coordenador com práticas dialógicas no trabalho pedagógico coletivo que permitam o desenvolvimento de consciências críticas. A pergunta norteadora do estudo foi a seguinte: há evidência da dialogicidade no trabalho coletivo, mediado pelo coordenador pedagógico? As categorias teóricas conceituais aparecem confrontadas com a análise de conteúdo das entrevistas com cinco coordenadores pedagógicos de escolas da rede oficial paulista, na cidade de Santos. A observação da prática desses profissionais permitiu ampliar a análise do exercício da dialogicidade. O estudo indica frágil evidência de dialogicidade no trabalho pedagógico coletivo dos coordenadores pesquisados. A proposta freireana nem sempre parece compreendida pelos coordenadores. Uma contribuição desse estudo consiste em apresentar a dialogicidade freireana como possibilidade para uma real transformação da prática educadora por permitir a decodificação e análise dessa prática. |
| Keywords: | diálogo dialogicidade trabalho coletivo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country : | BR |
| Publisher: | Universidade Católica de Santos |
| Institution's Acronym: | Católica de Santos |
| Department: | Educação e Formação |
| Program: | Mestrado em Educação |
| Citation: | GUIMARES, Solange Padilha Oliveira. Contribuições da dialogicidade para a construção do trabalho coletivo na escola. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/159 |
| Issue Date: | 27-Nov-2007 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Solange Guimaraes.pdf | 591.57 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

