TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/159
Type: Dissertação
Title: Contribuições da dialogicidade para a construção do trabalho coletivo na escola
Author(s): Guimarães, Solange Padilha Oliveira
First Advisor: Martins, Maria Angélica Rodrigues
Abstract: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que discute a proposta freireana da postura dialógica, aqui aplicada ao trabalho coletivo mediado pelo coordenador pedagógico. O trabalho enfatiza a idéia de Paulo Freire (1921-1997) da dialogicidade como dinâmica do diálogo, para o desenvolvimento de uma consciência crítica da realidade com vistas a sua transformação. Paulo Freire é a principal referência teórica para fundamentar as noções de diálogo, dialogicidade e trabalho coletivo. O objetivo consiste em analisar o envolvimento do coordenador com práticas dialógicas no trabalho pedagógico coletivo que permitam o desenvolvimento de consciências críticas. A pergunta norteadora do estudo foi a seguinte: há evidência da dialogicidade no trabalho coletivo, mediado pelo coordenador pedagógico? As categorias teóricas conceituais aparecem confrontadas com a análise de conteúdo das entrevistas com cinco coordenadores pedagógicos de escolas da rede oficial paulista, na cidade de Santos. A observação da prática desses profissionais permitiu ampliar a análise do exercício da dialogicidade. O estudo indica frágil evidência de dialogicidade no trabalho pedagógico coletivo dos coordenadores pesquisados. A proposta freireana nem sempre parece compreendida pelos coordenadores. Uma contribuição desse estudo consiste em apresentar a dialogicidade freireana como possibilidade para uma real transformação da prática educadora por permitir a decodificação e análise dessa prática.
Keywords: diálogo
dialogicidade
trabalho coletivo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Educação e Formação
Program: Mestrado em Educação
Citation: GUIMARES, Solange Padilha Oliveira. Contribuições da dialogicidade para a construção do trabalho coletivo na escola. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/159
Issue Date: 27-Nov-2007
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Solange Guimaraes.pdf591.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.