Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/167
Tipo: | Dissertação |
Título : | Sentido da filosofia no ensino médio : contribuição para formação do jovem na óptica do professor |
Autor(es): | Santana, Luiz Carlos Nunes de |
Primer Consejero: | Souza, Sonia Maria Ribeiro de |
Resumen: | Em uma realidade em que a disciplina Filosofia retorna ao cenário nacional como disciplina obrigatória no quadro curricular do Ensino Médio, uma pesquisa com ênfase na análise da percepção do professor a respeito do desenvolvimento da disciplina, torna-se oportuna. O Estado de São Paulo, por meio de resolução SE nº 06 /2005, introduziu a disciplina na sua nova matriz curricular, o que abriu um imenso campo para discussões a respeito do que se deve ensinar e como ensinar a disciplina. Assim, esta pesquisa surge como uma tentativa de reflexão acerca do sentido da Filosofia na rede pública de ensino médio, sob a óptica do professor, bem como possíveis contribuições na formação do jovem. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Este estudo tem como referencial teórico a contribuição de pensadores que vêm ao longo do tempo refletindo, também, sobre o ensino de Filosofia e a sua importância no nível médio, tais como Antônio Joaquim Severino, Walter Omar Kohan e Silvio Gallo que, mesmo em meio às divergências referenciais e posicionais a respeito da pesquisa, metodologia, constituição e políticas para a referida disciplina, revelam, em suas produções, preocupação e interesse no pleno desenvolvimento e efetiva presença da Filosofia no ensino secundário do País. |
Palabras clave : | filosofia ensino médio professor formação do homem. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editorial : | Universidade Católica de Santos |
Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citación : | SANTANA, Luiz Carlos Nunes de. Sentido da filosofia no ensino médio : contribuição para formação do jovem na óptica do professor. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/167 |
Fecha de publicación : | 23-nov-2007 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luiz Carlos de Santana.pdf | 490.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.