TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/167
Tipo: Dissertação
Título: Sentido da filosofia no ensino médio : contribuição para formação do jovem na óptica do professor
Autor(es): Santana, Luiz Carlos Nunes de
Primeiro Orientador: Souza, Sonia Maria Ribeiro de
Resumo: Em uma realidade em que a disciplina Filosofia retorna ao cenário nacional como disciplina obrigatória no quadro curricular do Ensino Médio, uma pesquisa com ênfase na análise da percepção do professor a respeito do desenvolvimento da disciplina, torna-se oportuna. O Estado de São Paulo, por meio de resolução SE nº 06 /2005, introduziu a disciplina na sua nova matriz curricular, o que abriu um imenso campo para discussões a respeito do que se deve ensinar e como ensinar a disciplina. Assim, esta pesquisa surge como uma tentativa de reflexão acerca do sentido da Filosofia na rede pública de ensino médio, sob a óptica do professor, bem como possíveis contribuições na formação do jovem. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. Este estudo tem como referencial teórico a contribuição de pensadores que vêm ao longo do tempo refletindo, também, sobre o ensino de Filosofia e a sua importância no nível médio, tais como Antônio Joaquim Severino, Walter Omar Kohan e Silvio Gallo que, mesmo em meio às divergências referenciais e posicionais a respeito da pesquisa, metodologia, constituição e políticas para a referida disciplina, revelam, em suas produções, preocupação e interesse no pleno desenvolvimento e efetiva presença da Filosofia no ensino secundário do País.
Palavras-chave: filosofia
ensino médio
professor
formação do homem.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SANTANA, Luiz Carlos Nunes de. Sentido da filosofia no ensino médio : contribuição para formação do jovem na óptica do professor. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/167
Data do documento: 23-Nov-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Carlos de Santana.pdf490.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.