TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/182
Tipo: Dissertação
Título: Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente
Autor(es): Clauzen, Henrique de Morais
Primeiro Orientador: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Primeiro membro da banca: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
Resumo: Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, e teve como objetivo principal conhecer e compreender as dificuldades encontradas pelos professores de Química para a realização de aulas práticas em laboratório. O estudo orientou-se pela questão: Como os professores de Química, do Ensino Médio, de escolas públicas do estado de São Paulo, têm se apropriado da aula prática em laboratório? Como referenciais teóricos a investigação pautou-se, para a Pesquisa-ação, em Thiollent e Franco. Para a prática docente, em Sacristán, Franco, Ghedin e Pimenta. Os sujeitos foram professores de uma escola pública que se candidataram a participar do processo. A pesquisa-ação se desenvolveu por meio de encontros reflexivos com os professores de Química participantes e de ações destinadas à transformação/construção do espaço laboratório. A pesquisa caminhou na direção de uma perspectiva crítica, reflexiva e transformadora da prática docente pautada nos pressupostos da pesquisa-ação. Como resultado, foi possível perceber que o laboratório de Química apresenta-se como um recurso facilitador para o desenvolvimento das aulas de Química. No entanto, por si só não altera a prática docente. Nesse sentido, a pesquisa-ação empreendida contribuiu como um processo formativo e conscientizador da importância do aprendizado significativo de Química, incorporando o laboratório como espaço de teoria e prática.
Palavras-chave: pesquisa-ação
laboratório de Química
prática docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: CLAUZEN, Henrique de Morais. Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/182
Data do documento: 21-Jun-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AClauzen Revisao.pdf6.77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.