Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/182
Tipo: | Dissertação |
Título: | Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente |
Autor(es): | Clauzen, Henrique de Morais |
Primeiro Orientador: | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
Primeiro membro da banca: | Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, e teve como objetivo principal conhecer e compreender as dificuldades encontradas pelos professores de Química para a realização de aulas práticas em laboratório. O estudo orientou-se pela questão: Como os professores de Química, do Ensino Médio, de escolas públicas do estado de São Paulo, têm se apropriado da aula prática em laboratório? Como referenciais teóricos a investigação pautou-se, para a Pesquisa-ação, em Thiollent e Franco. Para a prática docente, em Sacristán, Franco, Ghedin e Pimenta. Os sujeitos foram professores de uma escola pública que se candidataram a participar do processo. A pesquisa-ação se desenvolveu por meio de encontros reflexivos com os professores de Química participantes e de ações destinadas à transformação/construção do espaço laboratório. A pesquisa caminhou na direção de uma perspectiva crítica, reflexiva e transformadora da prática docente pautada nos pressupostos da pesquisa-ação. Como resultado, foi possível perceber que o laboratório de Química apresenta-se como um recurso facilitador para o desenvolvimento das aulas de Química. No entanto, por si só não altera a prática docente. Nesse sentido, a pesquisa-ação empreendida contribuiu como um processo formativo e conscientizador da importância do aprendizado significativo de Química, incorporando o laboratório como espaço de teoria e prática. |
Palavras-chave: | pesquisa-ação laboratório de Química prática docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | CLAUZEN, Henrique de Morais. Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/182 |
Data do documento: | 21-Jun-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AClauzen Revisao.pdf | 6.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.