Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/182
Type: | Dissertação |
Title: | Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente |
Author(s): | Clauzen, Henrique de Morais |
First Advisor: | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
First member of the board: | Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
Abstract: | Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, e teve como objetivo principal conhecer e compreender as dificuldades encontradas pelos professores de Química para a realização de aulas práticas em laboratório. O estudo orientou-se pela questão: Como os professores de Química, do Ensino Médio, de escolas públicas do estado de São Paulo, têm se apropriado da aula prática em laboratório? Como referenciais teóricos a investigação pautou-se, para a Pesquisa-ação, em Thiollent e Franco. Para a prática docente, em Sacristán, Franco, Ghedin e Pimenta. Os sujeitos foram professores de uma escola pública que se candidataram a participar do processo. A pesquisa-ação se desenvolveu por meio de encontros reflexivos com os professores de Química participantes e de ações destinadas à transformação/construção do espaço laboratório. A pesquisa caminhou na direção de uma perspectiva crítica, reflexiva e transformadora da prática docente pautada nos pressupostos da pesquisa-ação. Como resultado, foi possível perceber que o laboratório de Química apresenta-se como um recurso facilitador para o desenvolvimento das aulas de Química. No entanto, por si só não altera a prática docente. Nesse sentido, a pesquisa-ação empreendida contribuiu como um processo formativo e conscientizador da importância do aprendizado significativo de Química, incorporando o laboratório como espaço de teoria e prática. |
Keywords: | pesquisa-ação laboratório de Química prática docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country : | BR |
Publisher: | Universidade Católica de Santos |
Institution's Acronym: | Católica de Santos |
Department: | Educação e Formação |
Program: | Mestrado em Educação |
Citation: | CLAUZEN, Henrique de Morais. Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/182 |
Issue Date: | 21-Jun-2010 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AClauzen Revisao.pdf | 6.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.