Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/182
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Clauzen, Henrique de Morais | - |
dc.creator.ID | CPF:05209241858 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6716446568423121 | por |
dc.contributor.advisor1 | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:47595426804 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3600560690195448 | por |
dc.contributor.referee1 | Gilberto, Irene Jeanete Lemos | - |
dc.contributor.referee1ID | CPF:07090765849 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:35Z | - |
dc.date.available | 2011-05-05 | - |
dc.date.issued | 2010-06-21 | - |
dc.identifier.citation | CLAUZEN, Henrique de Morais. Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/182 | - |
dc.description.resumo | Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, e teve como objetivo principal conhecer e compreender as dificuldades encontradas pelos professores de Química para a realização de aulas práticas em laboratório. O estudo orientou-se pela questão: Como os professores de Química, do Ensino Médio, de escolas públicas do estado de São Paulo, têm se apropriado da aula prática em laboratório? Como referenciais teóricos a investigação pautou-se, para a Pesquisa-ação, em Thiollent e Franco. Para a prática docente, em Sacristán, Franco, Ghedin e Pimenta. Os sujeitos foram professores de uma escola pública que se candidataram a participar do processo. A pesquisa-ação se desenvolveu por meio de encontros reflexivos com os professores de Química participantes e de ações destinadas à transformação/construção do espaço laboratório. A pesquisa caminhou na direção de uma perspectiva crítica, reflexiva e transformadora da prática docente pautada nos pressupostos da pesquisa-ação. Como resultado, foi possível perceber que o laboratório de Química apresenta-se como um recurso facilitador para o desenvolvimento das aulas de Química. No entanto, por si só não altera a prática docente. Nesse sentido, a pesquisa-ação empreendida contribuiu como um processo formativo e conscientizador da importância do aprendizado significativo de Química, incorporando o laboratório como espaço de teoria e prática. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | pesquisa-ação | por |
dc.subject | laboratório de Química | por |
dc.subject | prática docente | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Compreender e transformar o ensino de química : o laboratório como recurso auxiliar à prática docente | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AClauzen Revisao.pdf | 6.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.