TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/192
Tipo: Dissertação
Título : Práticas reflexivas de professores no ensino tecnólogico
Autor(es): David, Simone
Primer Consejero: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Primer miembro de la junta: Barreira, Luiz Carlos
Segundo miembro de la junta: Mendes, Marcel
Resumen: O presente trabalho visa compreender as práticas reflexivas de docentes que atuam no ensino superior de tecnologia. Para atingir este objetivo utilizou-se a pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de entrevistas com três docentes que atuam na Faculdade de Tecnologia Rubens Lara, no município de Santos. Buscando compreender como as práticas reflexivas se configuram no cotidiano destes docentes, foi possível evidenciar os diversos momentos constitutivos da reflexividade. Os docentes entrevistados ao falarem sobre sua prática apontam: as dificuldades que encontram junto aos alunos; as estratégias de superação que adotam; a flexibilidade e a postura dialógica que assumem neste processo. Também, evidenciam as condições institucionais que encontram para o exercício docente, que corrobora para a elaboração de um espaço formativo articulado com as compreensões que se fazem necessárias para que se supere a mera transmissão de conteúdos tecnológicos, para a constituição do conhecimento crítico e compartilhado. Para análise dos dados, utilizou-se a teoria de Donald Schön (1992, 2000) sobre o prático reflexivo. Foi possível identificar nas práticas destes docentes, uma atuação crítica, reflexiva e inovadora, que possibilita novas percepções sobre o ensino tecnológico.
Palabras clave : práticas docentes
prática docente reflexiva
ensino tecnológico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : DAVID, Simone. Práticas reflexivas de professores no ensino tecnólogico. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/192
Fecha de publicación : 28-jun-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Simone David.pdf606.25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.