Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/192
Tipo: | Dissertação |
Título : | Práticas reflexivas de professores no ensino tecnólogico |
Autor(es): | David, Simone |
Primer Consejero: | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
Primer miembro de la junta: | Barreira, Luiz Carlos |
Segundo miembro de la junta: | Mendes, Marcel |
Resumen: | O presente trabalho visa compreender as práticas reflexivas de docentes que atuam no ensino superior de tecnologia. Para atingir este objetivo utilizou-se a pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de entrevistas com três docentes que atuam na Faculdade de Tecnologia Rubens Lara, no município de Santos. Buscando compreender como as práticas reflexivas se configuram no cotidiano destes docentes, foi possível evidenciar os diversos momentos constitutivos da reflexividade. Os docentes entrevistados ao falarem sobre sua prática apontam: as dificuldades que encontram junto aos alunos; as estratégias de superação que adotam; a flexibilidade e a postura dialógica que assumem neste processo. Também, evidenciam as condições institucionais que encontram para o exercício docente, que corrobora para a elaboração de um espaço formativo articulado com as compreensões que se fazem necessárias para que se supere a mera transmissão de conteúdos tecnológicos, para a constituição do conhecimento crítico e compartilhado. Para análise dos dados, utilizou-se a teoria de Donald Schön (1992, 2000) sobre o prático reflexivo. Foi possível identificar nas práticas destes docentes, uma atuação crítica, reflexiva e inovadora, que possibilita novas percepções sobre o ensino tecnológico. |
Palabras clave : | práticas docentes prática docente reflexiva ensino tecnológico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editorial : | Universidade Católica de Santos |
Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citación : | DAVID, Simone. Práticas reflexivas de professores no ensino tecnólogico. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/192 |
Fecha de publicación : | 28-jun-2011 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Simone David.pdf | 606.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.