Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/192
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas reflexivas de professores no ensino tecnólogico |
Autor(es): | David, Simone |
Primeiro Orientador: | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
Primeiro membro da banca: | Barreira, Luiz Carlos |
Segundo membro da banca: | Mendes, Marcel |
Resumo: | O presente trabalho visa compreender as práticas reflexivas de docentes que atuam no ensino superior de tecnologia. Para atingir este objetivo utilizou-se a pesquisa qualitativa e os dados foram coletados através de entrevistas com três docentes que atuam na Faculdade de Tecnologia Rubens Lara, no município de Santos. Buscando compreender como as práticas reflexivas se configuram no cotidiano destes docentes, foi possível evidenciar os diversos momentos constitutivos da reflexividade. Os docentes entrevistados ao falarem sobre sua prática apontam: as dificuldades que encontram junto aos alunos; as estratégias de superação que adotam; a flexibilidade e a postura dialógica que assumem neste processo. Também, evidenciam as condições institucionais que encontram para o exercício docente, que corrobora para a elaboração de um espaço formativo articulado com as compreensões que se fazem necessárias para que se supere a mera transmissão de conteúdos tecnológicos, para a constituição do conhecimento crítico e compartilhado. Para análise dos dados, utilizou-se a teoria de Donald Schön (1992, 2000) sobre o prático reflexivo. Foi possível identificar nas práticas destes docentes, uma atuação crítica, reflexiva e inovadora, que possibilita novas percepções sobre o ensino tecnológico. |
Palavras-chave: | práticas docentes prática docente reflexiva ensino tecnológico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | DAVID, Simone. Práticas reflexivas de professores no ensino tecnólogico. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/192 |
Data do documento: | 28-Jun-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Simone David.pdf | 606.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.