TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/194
Tipo: Dissertação
Título: Linguagens artísticas na educação : desafios de professoras polivalentes
Autor(es): Gomes, Celia Maria Siqueira
Primeiro Orientador: Silva, Ariane Franco Lopes da
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo central analisar como as ações de produzir, apreciar e contextualizar, tripés da Proposta Triangular da Arte, foram trabalhadas pelas professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental da escola estadual Vila Zilda Natel do município de Guarujá nos anos 80 e 90. Nesta época, muitas propostas renovadoras foram introduzidas no campo da educação. Também foi observado o que as professoras pensam sobre o ensino da Arte hoje. A pesquisa se caracteriza por ser um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi conduzida da seguinte maneira: aplicou-se um questionário e uma entrevista semi-estruturada a nove professoras que trabalhavam nessa escola. Também foram analisados documentos da época. Os dados foram coletados em 2010 e analisados segundo a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Foi estabelecido um diálogo teórico-metodológico com os autores que investigam o Ensino da Arte e a Formação de Professores, entre eles, Ana Mae Barbosa (1984), Maria F. de Resende e Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (1993), Anamelia Bueno Buoro (1996) e Paulo Freire (1996). Os dados obtidos revelaram que as práticas pedagógicas ora se aproximavam da Proposta Triangular da Arte, no que se referia ao fazer artístico em sala de aula, ora se distanciavam, por não contemplarem a apreciação e a contextualização. A pesquisa propõe que uma formação continuada para professoras polivalentes por meio de cursos, oficinas e encontros bimestrais com professores graduados em artes possa contribuir para o desenvolvimento de uma educação mais significativa e menos fragmentada, que auxilie na superação das dificuldades dessas professoras no ensino de artes.
Palavras-chave: ensino de arte
formação de professores
professores polivalentes
proposta triangular da arte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: GOMES, Celia Maria Siqueira. Linguagens artísticas na educação : desafios de professoras polivalentes. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/194
Data do documento: 11-Out-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
celia.pdf718.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.