TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/194
Type: Dissertação
Title: Linguagens artísticas na educação : desafios de professoras polivalentes
Author(s): Gomes, Celia Maria Siqueira
First Advisor: Silva, Ariane Franco Lopes da
Abstract: A presente dissertação teve como objetivo central analisar como as ações de produzir, apreciar e contextualizar, tripés da Proposta Triangular da Arte, foram trabalhadas pelas professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental da escola estadual Vila Zilda Natel do município de Guarujá nos anos 80 e 90. Nesta época, muitas propostas renovadoras foram introduzidas no campo da educação. Também foi observado o que as professoras pensam sobre o ensino da Arte hoje. A pesquisa se caracteriza por ser um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi conduzida da seguinte maneira: aplicou-se um questionário e uma entrevista semi-estruturada a nove professoras que trabalhavam nessa escola. Também foram analisados documentos da época. Os dados foram coletados em 2010 e analisados segundo a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Foi estabelecido um diálogo teórico-metodológico com os autores que investigam o Ensino da Arte e a Formação de Professores, entre eles, Ana Mae Barbosa (1984), Maria F. de Resende e Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (1993), Anamelia Bueno Buoro (1996) e Paulo Freire (1996). Os dados obtidos revelaram que as práticas pedagógicas ora se aproximavam da Proposta Triangular da Arte, no que se referia ao fazer artístico em sala de aula, ora se distanciavam, por não contemplarem a apreciação e a contextualização. A pesquisa propõe que uma formação continuada para professoras polivalentes por meio de cursos, oficinas e encontros bimestrais com professores graduados em artes possa contribuir para o desenvolvimento de uma educação mais significativa e menos fragmentada, que auxilie na superação das dificuldades dessas professoras no ensino de artes.
Keywords: ensino de arte
formação de professores
professores polivalentes
proposta triangular da arte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Educação e Formação
Program: Mestrado em Educação
Citation: GOMES, Celia Maria Siqueira. Linguagens artísticas na educação : desafios de professoras polivalentes. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/194
Issue Date: 11-Oct-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
celia.pdf718.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.