TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/194
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Celia Maria Siqueira-
dc.creator.IDCPF:07548899807por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9537041174804126por
dc.contributor.advisor1Silva, Ariane Franco Lopes da-
dc.contributor.advisor1IDCPF:11631661892por
dc.contributor.advisor1LattesSILVA, Ariane Franco Lopes dapor
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:39Z-
dc.date.available2012-05-17-
dc.date.issued2011-10-11-
dc.identifier.citationGOMES, Celia Maria Siqueira. Linguagens artísticas na educação : desafios de professoras polivalentes. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/194-
dc.description.resumoA presente dissertação teve como objetivo central analisar como as ações de produzir, apreciar e contextualizar, tripés da Proposta Triangular da Arte, foram trabalhadas pelas professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental da escola estadual Vila Zilda Natel do município de Guarujá nos anos 80 e 90. Nesta época, muitas propostas renovadoras foram introduzidas no campo da educação. Também foi observado o que as professoras pensam sobre o ensino da Arte hoje. A pesquisa se caracteriza por ser um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi conduzida da seguinte maneira: aplicou-se um questionário e uma entrevista semi-estruturada a nove professoras que trabalhavam nessa escola. Também foram analisados documentos da época. Os dados foram coletados em 2010 e analisados segundo a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Foi estabelecido um diálogo teórico-metodológico com os autores que investigam o Ensino da Arte e a Formação de Professores, entre eles, Ana Mae Barbosa (1984), Maria F. de Resende e Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (1993), Anamelia Bueno Buoro (1996) e Paulo Freire (1996). Os dados obtidos revelaram que as práticas pedagógicas ora se aproximavam da Proposta Triangular da Arte, no que se referia ao fazer artístico em sala de aula, ora se distanciavam, por não contemplarem a apreciação e a contextualização. A pesquisa propõe que uma formação continuada para professoras polivalentes por meio de cursos, oficinas e encontros bimestrais com professores graduados em artes possa contribuir para o desenvolvimento de uma educação mais significativa e menos fragmentada, que auxilie na superação das dificuldades dessas professoras no ensino de artes.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de artepor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectprofessores polivalentespor
dc.subjectproposta triangular da artepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLinguagens artísticas na educação : desafios de professoras polivalentespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
celia.pdf718.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.