Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/197
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os museus escolares na primeira metade do século XX : sua importânica na educação brasileira |
Autor(es): | Poggiani, Ana Maria Lourenço |
Primeiro Orientador: | Pereira, Maria Apparecida Franco |
Resumo: | O tema desta dissertação é o estudo do museu escolar na primeira metade do séc. XX e tem como objetivo demonstrar a importância dos museus escolares para a educação, como prática na construção da cultura escolar nas instituições educativas. Para tal pretende-se: a) estudar o museu como instrumento da renovação escolar, na passagem do séc. XIX para o XX. b) verificar a legislação paulista a respeito, através do Código de Educação de 1933. c) evidenciar duas contribuições para o estudo e a prática desses museus realizadas pela educadora Leontina Silva Busch (1936) pela museóloga Bertha Lutz (1932). d) levantar algumas experiências de Museu Pedagógico. e) conceituar os grandes tipos de Museu da Escola. A pesquisa tem presente os estudos de Maria Helena Câmara Bastos (2008), Ana Maria Casasanta Peixoto (2004), sobre museu escolar e os trabalhos de Diana Gonçalves Vidal (1999), Rosa Fátima de Souza (1998) sobre cultura escolar. Utilizando a metodologia da pesquisa histórica buscou-se inicialmente o levantamento da legislação e a identificação das instituições escolares que tiveram acervos museológicos. A documentação escrita está complementada com entrevistas. Está pesquisa revelou as várias conceituações dos museus ligados à educação e sua importância. |
Palavras-chave: | organização e função educativa dos museus educação renovada memória escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | POGGIANI, Ana Maria Lourenço. Os museus escolares na primeira metade do século XX : sua importânica na educação brasileira. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/197 |
Data do documento: | 24-Fev-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ana maria.pdf | 5.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.