TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título : O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP
Autor(es): Zaniti, Claudia Moreno
Primer Consejero: Rosa, Sanny Silva da
Resumen: Esta pesquisa teve como objeto a análise das práticas e narrativas dos professores alfabetizadores participantes do Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) do Programa Ler e Escrever com o objetivo de compreender as relações que esses professores estabelecem com os saberes instituídos por essa política pública da Secretaria de Estado da Educação- SP. O estudo foi realizado com professoras consideradas, pela Diretoria de Ensino de Santos, como bem-sucedidas e, por isso, designadas a assumir salas destinadas à intensificação do trabalho com alunos que apresentam dificuldades de leitura e escrita. O estudo é de natureza qualitativa e os procedimentos metodológicos para a coleta de dados consistiram, numa primeira etapa, da observação sistemática das práticas de sala de aula com foco nos saberes conceituais, procedimentais e atitudinais que fundamentam a proposta pedagógica do Programa; na segunda etapa, foram coletados dados obtidos em grupo focal, visando analisar as narrativas de histórias de formação dos participantes e suas percepções sobre o projeto baseados nos princípios do método auto(biográfico) (NÓVOA; FINGER, 2010). Partindo do pressuposto que há uma relação dialética entre as dimensões subjetiva e histórico-social no processo de formação e atuação dos sujeitos, este estudo pautou-se em grande parte, no conceito de relação com o saber proposto por Bernard Charlot (2000, 2005, 2009) e na metodologia de análise dos núcleos de significação que permite a aproximação com os sentidos e significados produzidos pelos sujeitos acerca do objeto investigado. O trabalho também se apoiou nas contribuições de autores que discutem formação de professores (NÓVOA, 1992, 2010; SCHÖN, 1992, TARDIF, 2008), a abordagens construtivista de alfabetização (FERREIRO; TEBEROSKI, 1999; LERNER, 2002) e a questão da autonomia dos professores no contexto das atuais políticas educacionais (BALL, 2005; CONTRERAS, 2002). Os resultados obtidos apontaram que os fatores que acontecem na história de vidas das professoras determinam, de maneira mais efetiva que a formação acadêmica, a postura perante os alunos e aos saberes da profissão.
Palabras clave : formação de professores, alfabetização e relação com o saber
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : ZANITI, Claudia Moreno. O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/199
Fecha de publicación : 13-mar-2012
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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