Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/199
Type: | Dissertação |
Title: | O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP |
Author(s): | Zaniti, Claudia Moreno |
First Advisor: | Rosa, Sanny Silva da |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objeto a análise das práticas e narrativas dos professores alfabetizadores participantes do Projeto Intensivo no Ciclo (PIC) do Programa Ler e Escrever com o objetivo de compreender as relações que esses professores estabelecem com os saberes instituídos por essa política pública da Secretaria de Estado da Educação- SP. O estudo foi realizado com professoras consideradas, pela Diretoria de Ensino de Santos, como bem-sucedidas e, por isso, designadas a assumir salas destinadas à intensificação do trabalho com alunos que apresentam dificuldades de leitura e escrita. O estudo é de natureza qualitativa e os procedimentos metodológicos para a coleta de dados consistiram, numa primeira etapa, da observação sistemática das práticas de sala de aula com foco nos saberes conceituais, procedimentais e atitudinais que fundamentam a proposta pedagógica do Programa; na segunda etapa, foram coletados dados obtidos em grupo focal, visando analisar as narrativas de histórias de formação dos participantes e suas percepções sobre o projeto baseados nos princípios do método auto(biográfico) (NÓVOA; FINGER, 2010). Partindo do pressuposto que há uma relação dialética entre as dimensões subjetiva e histórico-social no processo de formação e atuação dos sujeitos, este estudo pautou-se em grande parte, no conceito de relação com o saber proposto por Bernard Charlot (2000, 2005, 2009) e na metodologia de análise dos núcleos de significação que permite a aproximação com os sentidos e significados produzidos pelos sujeitos acerca do objeto investigado. O trabalho também se apoiou nas contribuições de autores que discutem formação de professores (NÓVOA, 1992, 2010; SCHÖN, 1992, TARDIF, 2008), a abordagens construtivista de alfabetização (FERREIRO; TEBEROSKI, 1999; LERNER, 2002) e a questão da autonomia dos professores no contexto das atuais políticas educacionais (BALL, 2005; CONTRERAS, 2002). Os resultados obtidos apontaram que os fatores que acontecem na história de vidas das professoras determinam, de maneira mais efetiva que a formação acadêmica, a postura perante os alunos e aos saberes da profissão. |
Keywords: | formação de professores, alfabetização e relação com o saber |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country : | BR |
Publisher: | Universidade Católica de Santos |
Institution's Acronym: | Católica de Santos |
Department: | Educação e Formação |
Program: | Mestrado em Educação |
Citation: | ZANITI, Claudia Moreno. O professor alfabetizador bem sucedido : uma análise da relação com os sabares da prática do ""Programa Ler e Escrever"" - SEE-SP. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/199 |
Issue Date: | 13-Mar-2012 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
professor.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.