Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/204
Tipo: | Dissertação |
Título : | A visão dos professores sobre o ensino religioso : diversidade e interdisciplinaridade |
Autor(es): | Pacheco, Terezinha de Souza |
Primer Consejero: | Silva, Ariane Franco Lopes da |
Resumen: | O presente estudo tem o propósito de verificar como temas religiosos são tratados em escolas públicas. Dado que o tema religião vem atraindo a atenção do mundo ocidental e oriental, pois se encontra direta ou indiretamente relacionado aos grandes problemas da humanidade enfrenta e aos questionamentos que ela levanta, essa pesquisa poderá colaborar para a compreensão do papel e da função do ensino religioso na educação. A pesquisa objetiva voltar um olhar para os professores do Ensino Fundamental I e II para tentar identificar as suas representações sociais sobre a disciplina Ensino Religioso nas escolas públicas de Santos. O trabalho encontra na teoria das representações sociais, idealizada por Serge Moscovici (2003), o suporte teórico e metodológico para seu desenvolvimento. Os pensamentos de Alfonso López Quintás sobre o conceito de interdisciplinaridade e de Emmanuel Lévinas sobre a questão da diversidade e da alteridade também contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram: a) o teste de associação livre de palavras relacionadas às questões de religião, ensino, diversidade e escola; b) o desenho, também sobre o tema ensino religioso ; c) o questionário projetivo. Os dados obtidos com o teste de associação livre de palavras e com as narrativas são tratados pela análise de conteúdo segundo a proposta de Bardin (1977). Os resultados analisados apontam para uma representação do ensino religioso bastante definida e ancorada na história desse ensino no Brasil e, também, nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). |
Palabras clave : | ensino religioso diversidade interdisciplinaridade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editorial : | Universidade Católica de Santos |
Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citación : | PACHECO, Terezinha de Souza. A visão dos professores sobre o ensino religioso : diversidade e interdisciplinaridade. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos20062012, 2012. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/204 |
Fecha de publicación : | 20-jun-2012 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
therezinha de souza.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.