TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/204
Tipo: Dissertação
Título: A visão dos professores sobre o ensino religioso : diversidade e interdisciplinaridade
Autor(es): Pacheco, Terezinha de Souza
Primeiro Orientador: Silva, Ariane Franco Lopes da
Resumo: O presente estudo tem o propósito de verificar como temas religiosos são tratados em escolas públicas. Dado que o tema religião vem atraindo a atenção do mundo ocidental e oriental, pois se encontra direta ou indiretamente relacionado aos grandes problemas da humanidade enfrenta e aos questionamentos que ela levanta, essa pesquisa poderá colaborar para a compreensão do papel e da função do ensino religioso na educação. A pesquisa objetiva voltar um olhar para os professores do Ensino Fundamental I e II para tentar identificar as suas representações sociais sobre a disciplina Ensino Religioso nas escolas públicas de Santos. O trabalho encontra na teoria das representações sociais, idealizada por Serge Moscovici (2003), o suporte teórico e metodológico para seu desenvolvimento. Os pensamentos de Alfonso López Quintás sobre o conceito de interdisciplinaridade e de Emmanuel Lévinas sobre a questão da diversidade e da alteridade também contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram: a) o teste de associação livre de palavras relacionadas às questões de religião, ensino, diversidade e escola; b) o desenho, também sobre o tema ensino religioso ; c) o questionário projetivo. Os dados obtidos com o teste de associação livre de palavras e com as narrativas são tratados pela análise de conteúdo segundo a proposta de Bardin (1977). Os resultados analisados apontam para uma representação do ensino religioso bastante definida e ancorada na história desse ensino no Brasil e, também, nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Palavras-chave: ensino religioso
diversidade
interdisciplinaridade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: PACHECO, Terezinha de Souza. A visão dos professores sobre o ensino religioso : diversidade e interdisciplinaridade. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos20062012, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/204
Data do documento: 20-Jun-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
therezinha de souza.pdf1.58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.