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https://tede.unisantos.br/handle/tede/213
Tipo: | Dissertação |
Título : | Queixas escolares : memórias e narrativas: a relação dos professores com as dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto de um projeto de formação continuada no Município de Guarujá-SP |
Autor(es): | Santos, Marcos Eduardo dos |
Primer Consejero: | Rosa, Sanny Silva da |
Resumen: | A pesquisa teve como objeto a experiência de formação continuada de professores da rede municipal de ensino do município de Guarujá/SP onde realiza-se um trabalho de suporte e apoio aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, que apresentam dificuldades de aprendizagem. O Projeto Espaço de Aprendizagem, além de oferecer apoio psicopedagógico aos alunos no contraturno escolar, tem como objetivo ser um espaço de formação continuada para estes professores. A pesquisa visou identificar os efeitos (objetivos e subjetivos) produzidos nos encontros de formação continuada do Projeto Espaço Aprendizagem e compreender de que modo as professoras se relacionavam com os saberes construídos ao longo do seu processo de formação. A hipótese deste estudo foi a de que as dificuldades do professor diante dos problemas apresentados pelos alunos no processo ensino-aprendizagem, assim como as manifestações de intolerância, rispidez e angústias apresentadas por muitos diante dos casos de alunos ditos difíceis , se vinculavam de alguma forma às relações que os educadores estabeleciam com a idéia de aprender e/ou com o não aprender de seus alunos. A pesquisa considerou a temática a partir da articulação de duas dimensões de análise: a da subjetividade do professor, relacionada às suas experiências com o aprender e o ensinar, e a dos contextos objetivos de sua formação e atuação profissional. Deste modo e, entendendo que a história e a subjetividade desses professores deveriam ser levadas em conta nos processos de sua formação continuada, a questão problema deste estudo foi assim formulada: que efeitos mobilizadores o processo de formação continuada tem produzido na relação que os professores estabelecem com os saberes trabalhados neste espaço formativo? Os procedimentos metodológicos privilegiaram a análise das narrativas sobre a formação desses professores, obtidas por meio de registros escritos e discussão em grupo focal. O aporte teórico apoiou-se nos estudos de autores como: Charlot (2005), Contreras (2002), Cunha (1990), Nóvoa (1992), Kupfer (2001), Tardif (2010), Paín (2009), Patto (1999), Aguiar e Ozella, (2006). Ao final deste estudo compreende-se que os sentidos atribuídos pelos professores ao longo dos encontros de sua formação tiveram um valor significativo e que os sentidos subjetivos por eles construídos a partir da relação dialética com o social e sua história de vida foram os determinantes constitutivos para a sua transformação profissional e pessoal. |
Palabras clave : | queixas escolares formação continuada de professores dificuldades de aprendizagem relação com o saber. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editorial : | Universidade Católica de Santos |
Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citación : | SANTOS, Marcos Eduardo dos. Queixas escolares : memórias e narrativas: a relação dos professores com as dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto de um projeto de formação continuada no Município de Guarujá-SP. 2012. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/213 |
Fecha de publicación : | 14-feb-2012 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
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