TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/440
Tipo: Dissertação
Título: A comunicação como recurso estratégico para a gestão de pessoas na administração pública municipal : o caso do programa Santos Criança
Autor(es): Prado, Aline Saboya
Primeiro Orientador: Serralvo, Francisco Antonio
Resumo: A comunicação estratégica nas organizações representa um importante elo de ligação entre a missão, objetivos organizacionais e o envolvimento dos públicos de interesse. É a comunicação que proporciona espaços de interação e diálogo para a construção de relacionamentos, sentidos e significados compartilhados, resultando em comprometimento e participação. Na dimensão estratégica da comunicação, um dos principais públicos-alvo da organização é o público interno, do qual depende o cumprimento da missão de qualquer organização. As organizações públicas no Brasil vêm passando por processos de modernização e assumindo tecnologias gerenciais adotadas no setor privado. No entanto, a gestão de pessoas no setor público e a comunicação governamental não têm acompanhado as tendências do mercado. O objetivo desta dissertação é realizar um estudo sobre a comunicação organizacional como recurso estratégico para desenvolver a integração e a participação do público interno na administração pública e, na prática, analisar um programa da administração pública municipal da cidade de Santos Programa Santos Criança. A criação do Programa foi embasada pela última reforma administrativa do Executivo santista, que estabelece a articulação interna e a descentralização como conceitos fundamentais para a modernização administrativa. Os resultados da pesquisa demonstraram que a necessidade de interação e comunicação está explícita na opinião de todos os envolvidos no Programa, porém, as estratégias dialógicas e comunicacionais não fazem parte do planejamento de programas e ações governamentais e a comunicação não é considerada, institucionalmente, uma estratégia para a efetivação do trabalho em rede e para a pretendida articulação interna.
Palavras-chave: comunicação organizacional
comunicação estratégica
gestão de pessoas
administração pública.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Organização e gestão
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Citação: PRADO, Aline Saboya. A comunicação como recurso estratégico para a gestão de pessoas na administração pública municipal : o caso do programa Santos Criança. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/440
Data do documento: 20-Set-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão de Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Saboya Prado.pdf668.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.