TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/451
Tipo: Dissertação
Título : A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações
Autor(es): Silva, Carlos Augusto Costa da
Primer Consejero: Aguiar, Maria Aparecida Ferreira de
Resumen: Utilizando-se de diferentes práticas e focando o modelo da universidade como metáfora, cujo principal objetivo é o de desenvolver as competências empresarias e humanas consideradas críticas para o negócio, as empresas criaram um novo espaço para a realização de programas de educação continuada. Esse novo modelo de desenvolvimento de pessoas, denominado educação corporativa, tratado por algumas empresas como Universidade Corporativa, atua de forma complementar ao trabalho realizado pelas instituições de Ensino Superior, atribuindo um caráter estratégico aos antigos departamentos de treinamento e desenvolvimento das organizações. Este estudo tem como objetivo entender o conceito de educação corporativa adotado por empresas em atividade no Brasil, suas implicações para a aquisição de vantagem competitiva, bem como sua relação com os propósitos da educação contemporânea quanto à formação de seres criativos e reflexivos, capazes de construírem o futuro que desejam e interferirem na realidade em que vivem: contribuições e limitações do modelo. Por meio da realização de estudo de casos múltiplos, conjugado à visão de instituições de ensino que atuam como parceiras das empresas na realização de programas de desenvolvimento corporativo, verificou-se que a educação corporativa é uma forte aliada das organizações no processo de desenvolvimento das competências críticas para o negócio, que são a base para a aquisição de vantagem competitiva. A pesquisa identifica, também, alguns fatores limitadores na ação da educação corporativa, que ao focar nos programas de desenvolvimento o dia-a-dia das empresas, em sintonia com o modo de ser e de fazer das organizações proporcionam ao processo educativo uma abordagem reducionista, de caráter doutrinário, em detrimento de uma abordagem sistêmica, ampla e complexa do conhecimento.
Palabras clave : educação corporativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Organização e gestão
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Citación : SILVA, Carlos Augusto Costa da. A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2005.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/451
Fecha de publicación : 4-nov-2005
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão de Negócios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
educacao corporativa.pdf667.4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.