TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/451
Tipo: Dissertação
Título: A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações
Autor(es): Silva, Carlos Augusto Costa da
Primeiro Orientador: Aguiar, Maria Aparecida Ferreira de
Resumo: Utilizando-se de diferentes práticas e focando o modelo da universidade como metáfora, cujo principal objetivo é o de desenvolver as competências empresarias e humanas consideradas críticas para o negócio, as empresas criaram um novo espaço para a realização de programas de educação continuada. Esse novo modelo de desenvolvimento de pessoas, denominado educação corporativa, tratado por algumas empresas como Universidade Corporativa, atua de forma complementar ao trabalho realizado pelas instituições de Ensino Superior, atribuindo um caráter estratégico aos antigos departamentos de treinamento e desenvolvimento das organizações. Este estudo tem como objetivo entender o conceito de educação corporativa adotado por empresas em atividade no Brasil, suas implicações para a aquisição de vantagem competitiva, bem como sua relação com os propósitos da educação contemporânea quanto à formação de seres criativos e reflexivos, capazes de construírem o futuro que desejam e interferirem na realidade em que vivem: contribuições e limitações do modelo. Por meio da realização de estudo de casos múltiplos, conjugado à visão de instituições de ensino que atuam como parceiras das empresas na realização de programas de desenvolvimento corporativo, verificou-se que a educação corporativa é uma forte aliada das organizações no processo de desenvolvimento das competências críticas para o negócio, que são a base para a aquisição de vantagem competitiva. A pesquisa identifica, também, alguns fatores limitadores na ação da educação corporativa, que ao focar nos programas de desenvolvimento o dia-a-dia das empresas, em sintonia com o modo de ser e de fazer das organizações proporcionam ao processo educativo uma abordagem reducionista, de caráter doutrinário, em detrimento de uma abordagem sistêmica, ampla e complexa do conhecimento.
Palavras-chave: educação corporativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Organização e gestão
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Citação: SILVA, Carlos Augusto Costa da. A educação corporativa como estratégia das empresas no Brasil para aquisição de vantagem competitiva - contribuições e limitações. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/451
Data do documento: 4-Nov-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão de Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacao corporativa.pdf667.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.