TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título : A educação escolar no movimento dos trabalhadores sem terra, na visão dos acampados.
Autor(es): Teixeira, Paulo Rogério de Oliveira
Primer Consejero: Barreira, Luiz Carlos
Primer miembro de la junta: Barreira, Luiz Carlos
Segundo miembro de la junta: Pinto, Alexandre Saul
Tercer miembro de la junta: Ferraz, João do Prado
Resumen: Este trabalho de pesquisa assentada em investigação histórica se vincula ao Grupo de Estudos e Pesquisa ¿Formação de Sujeitos: História, Cultura, Sociedade¿, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos, com apoio de bolsa Capes/PROSUC. A matéria de estudo que norteia este trabalho tem como objetivo geral dar palavra ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), sujeito de movimentos sociais históricos relevantes da luta pela terra e pela Reforma Agrária; para tanto, problematizou-se sobre o que pensam/querem esses sujeitos no momento de uma ocupação, determinando-se como objetivos específicos a investigação das vivências no acampamento Comuna da Terra Irmã Alberta, localizado no bairro de Perus, São Paulo, capital, as quais envolvem a vida cotidiana especificamente desse grupo, perpassando pela questão da terra, da escola, da consciência do ideário do Movimento, das finalidades dele, das aspirações e das realizações dos sujeitos, do seu modo de vida e de trabalho. Para tanto, adotou-se como metodologia não só a revisão bibliográfica, com destaque para os Cadernos de Educação, Boletins de Educação, documentos produzidos pelo Instituto de Terras de São Paulo (ITESP), mas também a pesquisa cujo referencial se apoiou na História Oral, tal como concebida e praticada por José Carlos Sebe Bom Meihy, como fonte de documentação, o que envolveu entrevistas gravadas em diferentes encontros com os acampados, sujeitos de diferentes histórias de vida. Desse modo, o trabalho objetiva ouvir os excluídos como testemunhas de uma situação social que implica a questão da terra. Visando-se, portanto, ao conhecimento e à compreensão das práticas sociais de tais sujeitos, este trabalho recorreu ao conceito de ¿formação do ser social¿ e à noção de ¿experiência¿, orientando-se nesse percurso pela escola historiográfica inglesa, sobretudo por Edward Palmer Thompson.
Abstract : This work based on historical research links to Studies and Research Group ""the making of subjects: history, culture, society"", the Postgraduate Program in Education from Universidade Católica de Santos, with the support of Capes/PROSUC. The field of study that guides this work aims to give voice to the Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), subject to relevant historical social movements of the struggle for land and Agrarian Reform; to this end, discussed about what these subjects think/want at the time of an occupation, determining how specific objectives of research experiences at Comuna da Terra Irmã Alberta Camp, located in the neighborhood of Perus, São Paulo, capital, which involve the daily life specifically of that group, considering the issue of land, the school, the awareness of the ideals of the movement, its purpose, the aspirations and achievements of the subject, their way of life and work. To do so, the methodology used was not only the literature review, with emphasis on Cadernos de Educação, Boletins de Educação, documents produced by the Instituto de Terras de São Paulo (ITESP), but also the research whose leaned on frame Oral history, as conceived and practiced by José Carlos Sebe Bom Meihy, as a source of documentation, which involved taped interviews in different meetings with camped, subjects from different life stories. In this way, the work aims to give hear to the excluded as witnesses of a social situation involving the issue of land. Aiming to the knowledge and understanding of the social practices of such subjects, this work appealed to the concept of ""formation of the social being"" and the concept of ""experience"", guided along by the English historical school, especially by Edward Palmer Thompson.
Palabras clave : mst; formação do ser social; trabalhadores rurais acampados; vivências
mst; formation of the social being; rural workers camp; experiences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : TEIXEIRA, Paulo Rogério de Oliveira. A educação escolar no movimento dos trabalhadores sem terra, na visão dos acampados. 2019. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2019.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/5641
Fecha de publicación : 28-ago-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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