TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/5682
Tipo: Dissertação
Título: A formação profissional do orientador educacional: um estudo nas escolas municipais de Santos/SP.
Autor(es): Erra, Rita de Cássia Abreu
Primeiro Orientador: Monfredini, Ivanise
Primeiro membro da banca: Monfredini, Ivanise
Segundo membro da banca: Saul, Alexandre
Terceiro membro da banca: Pinto, Umberto de Andrade
Resumo: Nosso objeto de estudo é o Orientador Educacional (OE) que atua nas escolas municipais do município de Santos/SP. A questão desta pesquisa é conhecer como o OE trabalha na escola em que está inserido e qual a sua formação inicial e em trabalho. Como se dá a formação inicial e em serviço do OE? Esta pesquisa permitiu demonstrar a importância do OE na escola pública da cidade de Santos-SP e qual é a sua função diante dos professores e alunos. Justifica-se a pesquisa necessidade de se conhecer esta função dentro das escolas, uma vez que a revisão bibliográfica inicial evidenciou a existência de poucos estudos sobre o tema. O problema central a ser respondido é: o OE nas escolas municipais na cidade de Santos tem condições adequadas para atuar na relação professor-aluno, nos problemas encontrados na escola e na comunidade em que está inserido? A literatura indica que a OE é um campo que está especialmente comprometido com os alunos, com toda a escola e a comunidade, mesmo que sua função ainda não seja muito reconhecida. A realidade das escolas atuais, no século XXI, indica que existe pela frente um grande desafio, que necessita de um elevado esforço pedagógico, ou seja, o ensino, a serviço das metas educacionais, objetivando o equilíbrio entre o ser saber e o saber ser, isto é, entre o sujeito cognoscente e o sujeito social, consciente, equilibrado e responsável. Foi realizada pesquisa qualitativa, com busca de documentos em arquivos históricos, entrevistas com orientadores pedagógicos do município de Santos/SP, que permitiu obter um maior conhecimento dessa função e qual seu papel dentro da Equipe de Gestão e sua participação no trabalho docente.
Abstract: Our object of study is the Educational Advisor (EO) who works in municipal schools in the city of Santos / SP. The question of this research is to know how the EO works in the school in which it is inserted and what is its initial and work training. How is the initial and in-service training of the SO? This research allowed demonstrating the importance of the EO in the public school of the city of Santos-SP and what its function is before the teachers and students. The research justifies the need to know this function within schools, since the initial literature review showed the existence of few studies on the subject. The central problem to be answered is: Does the EO in the municipal schools in the city of Santos have adequate conditions to act in the teacher-student relationship, in the problems found in the school and in the community in which it is inserted? The literature indicates that the EO is a field that is especially committed to the students, the whole school and the community, even though its function is not yet well recognized. The reality of current schools in the 21st century indicates that there is a great challenge ahead, which requires a high pedagogical effort, that is, teaching, serving the educational goals, aiming at the balance between knowing and knowing how to be. That is, between the knowing subject and the conscious, balanced and responsible social subject. A qualitative research was carried out, searching documents in historical archives, interviews with pedagogical advisors from the city of Santos / SP, which allowed us to gain a better knowledge of this function and what is its role within the Management Team and its participation in the teaching work.
Palavras-chave: orientador educacional; formação; gestão escolar; educação
educational advisor; training; school management; education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: A formação profissional do orientador educacional: um estudo nas escolas municipais de Santos/SP. 2019. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/5682
Data do documento: 25-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rita de Cássia Abreu Erra.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.