TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Informática
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/606
Tipo: Dissertação
Título : Avaliação da recuperação no raciocínio baseado em caso estrutural e textual em um sistema de help-desk
Autor(es): Sá, Fábio Pessôa de
Primer Consejero: Rosatelli, Marta Costa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Hruscka, Eduardo Raul
Resumen: Raciocínio Baseado em Casos (RBC) é uma técnica da Inteligência Artificial que pode ser utilizada para diagnóstico, com a finalidade de resolver problemas. Esta dissertação apresenta uma avaliação da etapa da recuperação em duas abordagens de RBC: estrutural e textual. Para a recuperação dos casos é utilizada uma base de casos existente do domínio de help-desk. Essa base de casos é modelada de acordo com as abordagens de RBC estrutural e textual. As modelagens são desenvolvidas através de fundamentos teóricos da área de RBC e da contribuição do engenheiro de conhecimento. A recuperação no RBC estrutural utiliza a base de casos estruturada na forma de pares atributo-valor. A recuperação no RBC textual utiliza uma FAQ (Frequently Asked Questions) como base de casos. No RBC estrutural é utilizado o método do vizinho-mais-próximo em conjunto com a medida de similaridade denominada coeficiente de casamento simples. No RBC textual são utilizados modelos da área de Recuperação de Informação: préprocessamento do texto, pesagem de termos e uma medida de similaridade baseada no modelo de vetor.
Palabras clave : raciocínio baseado em casos
inteligência artificial
help-desk
recuperação de informação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Sistemas distribuídos e Sistemas inteligentes
Programa: Mestrado em Informática
Citación : S, Fábio Pessôa de. Avaliação da recuperação no raciocínio baseado em caso estrutural e textual em um sistema de help-desk. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas distribuídos e Sistemas inteligentes) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/606
Fecha de publicación : 2-feb-2007
Aparece en las colecciones: Mestrado em Informática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
fabio pessoa de sa.pdf624.6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.