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https://tede.unisantos.br/handle/tede/6201
Tipo: | Dissertação |
Título: | Tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: quais contribuições? Quais desafios? |
Título(s) alternativo(s): | Digital Technologies in the pedagogical practices of literacy in the early years of elementary school |
Autor(es): | Iglesias, Karen Soares |
Primeiro Orientador: | Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
Primeiro membro da banca: | Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
Segundo membro da banca: | Pimenta, Selma Garrido |
Terceiro membro da banca: | Moran, José Manoel |
Quarto membro da banca : | Pereira, Maria Apparecida Franco |
Resumo: | A pesquisa insere-se na linha de Pesquisa ¿Formação de Professores: políticas e práticas¿, do Programa de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado em Educação) da Universidade Católica de Santos e tem por objetivo compreender as práticas pedagógicas de professores alfabetizadores com a utilização de Tecnologias Digitais - TD no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscou-se analisar a motivação e os objetivos que levam o professor alfabetizador a utilizar Tecnologia Digital (TD) na alfabetização de crianças e as contribuições e os desafios dessas tecnologias em relação às práticas pedagógicas. O estudo se justifica pela necessidade de problematizar o uso das TD na alfabetização de crianças. Iniciamos com a revisão da literatura, buscando mapear a produção científica relacionada à temática com vista ao aprofundamento teórico e metodológico em autores, entre os quais, Ferreiro (1996; 1999; 2009; 2010; 2011), Soares (2010; 2018a; 2018b), Rojo (2009) Rojo e Moura (2012). A metodologia, de abordagem qualitativa, teve como foco a análise de relatos de práticas pedagógicas com o uso de TD, de professores alfabetizadores de escola pública, por meio da metodologia de análise de conteúdo (FRANCO, 2012). Como instrumentos de coleta de dados, foi feito uso de questionário, entrevista-semiestruturada e narrativas de professores, tomando-se por base referenciais teórico-metodológicos. Como resultados observou-se que: 1) a motivação dos professores para o uso de TD na alfabetização de seus alunos se relaciona à necessidade de conquistar o aluno para o momento da aula; 2) os objetivos se relacionam à motivação, ou seja, despertar o interesse do aluno, tornar a aula lúdica e prazerosa; 3) professores que declaram não ter conhecimento ou não fazer uso de TD em suas aulas são unânimes em afirmar que há contribuições das TD no processo de alfabetização; 3) entre as contribuições apontadas pelos professores estão: a) participar de atividades colaborativas e interativas; bi) tornar a aula lúdica, prazerosa, interessante, atraente e significativa para os estudantes; c) aproximar o aluno de espaços diferenciados aos quais não teria acesso sem as TD; d) conectar o conteúdo trabalhado na aula ao cotidiano do aluno; e) desenvolver o aceleramento da linguagem, concentração e a colaboração; f) reforçar conteúdos ensinados. Os desafios sinalizados foram a falta de infraestrutura para uso de TD (equipamento e conectividade) e a formação para uso de TD. Entre as conclusões, observou-se que o diferencial nas práticas pedagógicas de alfabetização se relaciona menos com o uso de tecnologias em aula, seja analógica, digital, social, e mais com os conhecimentos que o professor possui acerca da alfabetização. |
Abstract: | The research is part of the research line ¿Teacher Education: policies and practices¿, from the Post-Graduation Program stricto sensu (Master in Education) of the Catholic University of Santos and aims to understand the pedagogical practices of literacy teachers with the use of Digital Technologies - DT in the process of literacy and literacy in the early years of elementary school. We sought to analyze the motivation and goals that lead the literacy teacher to use Digital Technology (DT) in the literacy of children and the contributions and challenges of these technologies in relation to pedagogical practices. The study is justified by the need to problematize the use of DT in children's literacy. We started with a literature review, seeking to map the scientific production related to the theme with a view to theoretical and methodological deepening in authors, among which, Ferreiro (1996; 1999; 2009; 2010; 2011), Soares (2010; 2018a; 2018b), Rojo (2009) Rojo and Moura (2012). The methodology, with a qualitative approach, focused on the analysis of reports of pedagogical practices with the use of DT, from public school literacy teachers, through the content analysis methodology (FRANCO, 2012). As instruments for data collection, questionnaires, semi-structured interviews and teachers' narratives were used, based on theoretical and methodological references. As a result, it was observed that: 1) the motivation of teachers to use DT in the literacy of their students is related to the need to conquer the student for the moment of the class; 2) the objectives are related to motivation, that is, to arouse the student's interest, to make the class playful and enjoyable; 3) teachers who declare that they do not know or do not use DT in their classes are unanimous in stating that there are contributions from DT in the literacy process; 3) among the contributions pointed out by the teachers are: (i) participating in collaborative and interactive activities; (ii) making the class playful, pleasant, interesting, attractive and meaningful for students; (iii) bringing the student closer to different spaces to which they would not have access without DT; (iv) connect the content worked in class to the student's daily life; (v) develop language acceleration, concentration and collaboration; (vi) reinforce taught content; 4) the challenges highlighted were the lack of infrastructure for the use of DT (equipment and connectivity) and training for the use of DT. Among the conclusions, it was observed that the differential in pedagogical literacy practices is less related to the use of technologies in the classroom, be it analog, digital, social, and more to the knowledge that the teacher has about literacy. |
Palavras-chave: | alfabetização; tecnologias digitais; práticas pedagógicas; anos iniciais do ensino fundamental digital technologies; pedagogical practices; early years of elementary school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | IGLESIAS, Karen Soares. Tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: quais contribuições? Quais desafios? 2020. 214 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2020 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/6201 |
Data do documento: | 14-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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