TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6884
Tipo: Dissertação
Título : O laboratório de informação, arquivo e memória da educação (LIAME): o arquivo escolar a serviço da pesquisa na comunidade da Baixada Santista (SP, Brasil)
Autor(es): Santos, Gabriela Cordeiro
Primer Consejero: Pereira, Maria Apparecida Franco
Primer miembro de la junta: Pereira, Maria Apparecida Franco
Segundo miembro de la junta: Rabelo, Giani
Tercer miembro de la junta: Almeida, Maria Isabel de
Cuarto miembro de la junta : Andrade, Therezinha Fernandes de
Quinto miembro de la junta: Monfredine, Ivanise
Resumen: O Laboratório de Informação, Arquivo e Memória da Educação (LIAME) foi instituído por professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS, SP, Brasil), em 2006. Pretende-se nesta dissertação evidenciar o arquivo do LIAME e apresentar as possibilidades de pesquisa que ele oferece para a produção de trabalhos na área da história e historiografia da educação na Baixada Santista (SP, Brasil), através dos seus três eixos temáticos: a) história das instituições escolares; b) educadores e intelectuais; e c) topologia da cultura. Além disso, essa pesquisa traz como subsídio discussões sobre memória, arquivos escolares e sua conceituação. A fundamentação teórica está baseada nos trabalhos de Agustín Escolano Benito (2010) e no Manual de Trabalho em Arquivos Escolares (2003). A metodologia utilizada é a histórico-documental, que busca evidenciar, por meio dos documentos encontrados no arquivo do LIAME, a importância da preservação desse local de memória. Ao final, destacamos outros três locais da memória: Centro Internacional de la Cultura Escolar (CEINCE, Espanha), o Museu Pedagógico ¿José Pedro Varela¿ (Uruguai) e o Centro de Memória Escolar de Praia Grande (Brasil), como exemplos congêneres situados no exterior e em território nacional.
Abstract : The Laboratory of Information, Archive and Memory of Education (LIAME) was created by teachers and students of the Graduate Program in Education at the Catholic University of Santos (UNISANTOS, SP, Brazil), in 2006. The aim of this thesis is to highlight LIAME¿s archive and present the research possibilities that the archive offers for the production of works in the area of history and historiography of education in Baixada Santista (SP, Brazil), through its three thematic axes: a) history of school institutions; b) educators and intellectuals; and c) topology of culture. In addition, this research includes discussions on memory, school files and their conceptualization. This research is based on the work of Agustín Escolano Benito (2010) and the Manual of Work on School Archives (2003). The methodology used is the historical- documentary one, which seeks to show through the documents found in the LIAME¿s archive, the importance of preserving this place of memory. At the end, we highlight three other places of memory: Centro Internacional de la Cultura Escolar (CEINCE, Spain), the Pedagogical Museum ¿José Pedro Varela¿ (Uruguay) and the Centro de Memória Escolar de Praia Grande (Brazil), as similar examples located abroad and in national territory.
Palabras clave : laboratório de Informação; arquivo e memória da educação (LIAME); arquivo escolar; história e memória escolar
laboratory of information; archive and memory of education (LIAME); school archives; school history and memory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : SANTOS, Gabriela Cordeiro. O laboratório de informação, arquivo e memória da educação (LIAME): o arquivo escolar a serviço da pesquisa na comunidade da Baixada Santista (SP, Brasil). 2021. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/6884
Fecha de publicación : 26-feb-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gabriela Cordeiro Santos.pdfDissertação_Mestrado em Educação6.35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.